Editada MP que devolve Coaf ao Ministério da Fazenda
A volta do Coaf à Fazenda já tinha sido anunciada no início de janeiro, quando da reestruturação da Pasta recriada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva
Estadão Conteúdo
Publicado em 13 de janeiro de 2023 às 10h55.
O governo federal editou Medida Provisória 1.158, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, que circula com data da quinta-feira, 12, que confirma a vinculação administrativa do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) ao Ministério da Fazenda. A volta do Coaf à Fazenda já tinha sido anunciada no início de janeiro, quando da reestruturação da Pasta recriada no governo de Luiz Inácio Lula da Silva.
Na quinta-feira, durante o anúncio das primeiras medidas econômicas da nova gestão, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, informou sobre a assinatura da MP com a transferência do Coaf para a sua Pasta.
O órgão que atua na prevenção e no combate à lavagem de dinheiro foi transferido no início do governo Bolsonaro do então Ministério da Economia para o Ministério da Justiça. Chegou a retornar para a Economia e depois foi para o Banco Central. O texto da MP diz que "o Ministério da Fazenda e o Banco Central do Brasil estabelecerão as medidas de transferência progressiva de processos e contratos administrativos relativos ao funcionamento do Coaf".
CMN
A MP agora editada pelo governo também trata da nova composição do Conselho Monetário Nacional (CMN), que volta a ter como seus integrantes os ministros da Fazenda, que o presidirá, do Planejamento e Orçamento e o presidente do Banco Central.
Na gestão anterior, como a Pasta do Planejamento foi extinta e integrada à Economia, o CMN estava composto apenas pelo ministro da Economia, presidente do BC e o secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia.
LEIA TAMBÉM: