Economia

Dilma terá que explicar como vai melhorar economia, diz Lula

Em entrevista para blogueiros no Instituto Lula, o ex-presidente disse que Dilma terá que falar na campanha o que vai fazer para melhorar economia brasileira

Ex-presidente Lula durante entrevista para blogueiros no Instituto Lula, em São Paulo (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

Ex-presidente Lula durante entrevista para blogueiros no Instituto Lula, em São Paulo (Ricardo Stuckert/Instituto Lula)

João Pedro Caleiro

João Pedro Caleiro

Publicado em 9 de abril de 2014 às 13h18.

São Paulo - A presidente Dilma Rousseff terá que explicar na campanha como vai fazer para melhorar o desempenho da economia brasileira.

A declaração foi feita ontem pelo ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva em entrevista para 9 blogueiros na sede do Instituto Lula, em São Paulo:

"Nós poderíamos estar melhor e a Dilma vai ter que dizer isso claramente: como é que a gente vai melhorar a economia brasileira."

Ele também culpou a adversidade do cenário internacional e comparou os fundamentos da economia brasileira com a de outros lugares: 

"A economia brasileira não está crescendo a 5% como nós gostaríamos (...) agora, qual é a economia que está crescendo como a brasileira? Quantas tão crescendo mais do que o Brasil? (...) Qual é o país que tem a dívida pública de 57% do PIB como tem o Brasil?"

O ex-presidente também cobrou uma ofensiva para rebater a oposição em relação a corrupção na Petrobras e reiterou que não será candidato à presidência.

De acordo com a Folha, Lula espera mudanças na condução da política econômica em um eventual segundo mandato e se frustrou quando a presidente não acatou sua sugestão de mudar a equipe da área ainda em 2013.

Ele também pressiona Dilma para que mande ao mercado sinais imediatos de que será rigorosa com a questão fiscal, diz o jornal.

Ouça a entrevista do Instituto Lula na íntegra:

[soundcloud url="https://api.soundcloud.com/tracks/143752647" params="auto_play=false&hide_related=false&visual=true" width="100%" height="450" iframe="true" /]

Acompanhe tudo sobre:Dilma Rousseffeconomia-brasileiraEleiçõesEleições 2014Governo DilmaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolítica fiscalPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor