Economia

Desembolsos do BNDES crescem 48% até setembro

Os números de aprovações, enquadramentos e cartas-consulta também cresceram nos primeiros nove meses do ano

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h13.

Entre janeiro e setembro, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desembolsou um total de 25,9 bilhões de reais em empréstimos e financiamentos. O montante é 48% maior que o de igual período do ano passado, quando os desembolsos somaram 17,5 bilhões. A instituição atribui o desempenho ao maior volume de operações com a indústria, agropecuária e projetos de infra-estrutura.

O banco, que estuda a abertura de linhas de crédito para países sul-americanos com o aval do Tesouro Nacional, conforme reportagem de EXAME, desembolsou 9,8 bilhões de reais para a indústria nos nove primeiros meses do ano. A cifra representa um avanço de 38% sobre o período comparado. Já as liberações para infra-estrutura cresceram 37%, para 9,4 bilhões, e as direcionadas para agropecuária, 19%, para 5 bilhões.

Na mesma comparação, as operações aprovadas atingiram 22,6 bilhões, contra 18,5 bilhões. Os enquadramentos (operações em análise cuja documentação já está completa) ficaram em 49 bilhões, valor 135% maior que os 21 bilhões do período comparado.

Os números do BNDES também apontam maior disposição das empresas para investir. O principal indício é o aumento das cartas-consulta (manifestação de interesse de uma companhia por certa linha de crédito). Entre janeiro e setembro, o montante das cartas-consulta atingiu 64,8 bilhões de reais, valor 150% maior que os 25,9 bilhões de igual período de 2003.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Pobreza atingiu 52,9% da população argentina no primeiro semestre

BC monitora impacto das bets na inadimplência, diz Campos Neto

Ipea revisa projeção de inflação pelo IPCA de 4% para 4,4% em 2024

Petrobras reduz em 9,1% preço do querosene de aviação