Trabalhador da indústria: atividade industrial nos Estados Unidos teve uma expansão acima do esperado (Marcos Issa/Bloomberg)
Da Redação
Publicado em 3 de novembro de 2014 às 12h53.
Nova York - A manufatura nos Estados Unidos expandiu no ritmo mais rápido do que o esperado em outubro, anulando completamente a desaceleração do mês anterior e voltando ao maior ritmo de crescimento em três anos e meio, com as novas encomendas recuperando-se fortemente, de acordo com o Instituto de Gestão de Fornecimento (ISM, na sigla em inglês).
O ISM informou que seu índice de atividade nacional manufatureira subiu a 59 em outubro, ante 56,6 em setembro. Isso levou o índice de volta ao nível apurado em agosto, que havia sido o maior desde março de 2011.
O dado superou expectativas de 56,2, de acordo com pesquisa da Reuters com economistas, excedendo até a estimativa mais otimista de 57,3. Leitura acima de 50 indica expansão do setor de manufatura.
A medida de emprego recuperou-se em outubro para 55,5 ante 54,6 em setembro, também superando estimativas, que apontavam leitura de 54,8. O índice de novas encomendas cresceu para 65,8, ante 60,0.