Conta de luz: valores vão subir no próximo mês (Brunorbs/Getty Images)
Repórter da Home
Publicado em 28 de junho de 2024 às 18h01.
Última atualização em 28 de junho de 2024 às 18h08.
A bandeira tarifária para o mês de julho será amarela, o que vai resultar em aumento de R$ 1,885 a cada 100 kW/h nas tarifas dos consumidores. A mudança ocorre em razão da previsão de falta de chuvas, o que dificulta a geração de energia no Brasil, segundo a Aneel.
O valor foi aprovado pela agência em março deste ano, representando redução de 37% em relação ao valor anterior da bandeira amarela, que era de R$ 2,989/KWh.
A bandeira amarela foi acionada por causa da previsão de chuvas abaixo da média até o final do ano (cerca de 50%) e da expectativa de aumento da carga e do consumo de energia no mesmo período. O cenário de escassez hídrica e um inverno com temperaturas acima da média histórica faz com que as termelétricas, cuja energia é mais cara que a das hidrelétricas, sejam mais utilizadas.
Por isso, os fatores que levaram ao acionamento da bandeira amarela foram o GSF (risco hidrológico) e o aumento do Preço de Liquidação de Diferenças (PLD), pois atualmente não há despacho fora da ordem de mérito (GFOM) decidido pelo Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE).
Essa é a primeira mudança na bandeira desde abril de 2022, após 26 meses com bandeira verde. Com o sistema de bandeiras, o consumidor pode fazer escolhas de consumo que ajudam a reduzir os custos de operação do sistema, para reduzir a necessidade de acionar termelétricas.
Antes do sistema de bandeiras, os custos de operação eram repassados apenas nos reajustes tarifários anuais, o que impedia o consumidor de saber quando a energia estava mais cara e, assim, não havia um incentivo para reduzir o consumo. Agora, o consumidor pode fazer a gestão da sua conta de energia. Ao saber que a bandeira está vermelha, por exemplo, pode ajustar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta.
Com a bandeira amarela em vigor, a Aneel recomenda que os consumidores fiquem atentos com o uso responsável da energia elétrica.