EXAME.com (EXAME.com)
Da Redação
Publicado em 10 de junho de 2009 às 17h49.
Inovações técnicas na fabricação de casas populares devem ajudar as construtoras a aproveitar oportunidades abertas pelo pacote imobiliário do governo. Com sistemas de construção semelhantes ao de peças de Lego, já é possível pôr de pé uma casa de dois quartos, sala, banheiro e cozinha por 35 mil reais.
Além de mais acessíveis, as casas são sustentáveis, já que podem ser construídas com concreto de demolição reciclado. O barateamento dos imóveis é uma condição para atrair consumidores de baixa e média renda que podem se beneficiar dos financiamentos e subsídios oferecidos pelo governo federal no programa Minha Casa, Minha Vida.
Para estudar os sistemas disponíveis, o governo e a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) visitaram Israel e conferiram o modelo utilizado pelo país. Há a expectativa de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) passe a financiar a construção de fábricas de casas a serem instaladas próximas aos locais onde serão construídos grandes empreendimentos imobiliários do pacote habitacional.
Veja no vídeo a seguir como são algumas das casas mais baratas do mercado.