Economia

Confiança do industrial tem leve melhora, diz CNI

Valores abaixo dos 50 pontos indicam falta de confiança e quanto menor o índice, maior e mais disseminada é a falta de confiança na indústria


	Indústria: De acordo com a entidade, a alta no índice em novembro não foi suficiente para recuperar a queda de 3,9 pontos dos 4 meses anteriores
 (Wilson Dias/Agência Brasil)

Indústria: De acordo com a entidade, a alta no índice em novembro não foi suficiente para recuperar a queda de 3,9 pontos dos 4 meses anteriores (Wilson Dias/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de novembro de 2015 às 11h54.

Brasília - O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) teve uma leve alta em novembro em relação a outubro, de 1,4 ponto, e atingiu 36,4 pontos no mês, informou nesta quarta-feira, 18, a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

Apesar da alta, o índice está abaixo da linha divisória dos 50 pontos da pesquisa, ou seja, ainda na faixa de pessimismo. O Icei varia de 0 a 100 pontos.

Valores abaixo dos 50 pontos indicam falta de confiança e quanto menor o índice, maior e mais disseminada é a falta de confiança na indústria.

Segundo a CNI, há 20 meses o empresário está pessimista. "O crescimento do Icei é positivo, mas ainda é cedo para se falar em tendência de recuperação da confiança do industrial", destaca o documento.

De acordo com a entidade, a alta no índice em novembro não foi suficiente para recuperar a queda de 3,9 pontos dos quatro meses anteriores.

O estudo mostra que todos os componentes do Icei, que avaliam a expectativa dos empresários em relação à situação atual e ao futuro das empresas e da economia, se mantêm abaixo dos 50 pontos.

A CNI destaca que a leve alta do indicador ocorreu, sobretudo, pela melhora da percepção das grandes empresas, cujo índice passou de 35,7 pontos em outubro para 37,7 pontos em novembro.

Na pequenas empresas, o Icei ficou em 35,3 pontos em novembro e na médias indústrias, 35,1 pontos.

O levantamento foi feito entre os dias 3 e 12 de novembro com 3.001 empresas de todo o País, das quais 1.185 pequenas, 1.139 médias e 677 grandes.

Acompanhe tudo sobre:CNI – Confederação Nacional da IndústriaConfiança

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor