Economia

Confiança do empresário do comércio recua em novembro

Redução no otimismo do setor foi puxada pela deterioração no indicador que mede a percepção sobre as condições atuais da economia


	Comércio: houve piora nas expectativas para o futuro (-0,6%) e nas intenções de investimento (-0,1%)
 (Dado Galdieri/Bloomberg)

Comércio: houve piora nas expectativas para o futuro (-0,6%) e nas intenções de investimento (-0,1%) (Dado Galdieri/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de dezembro de 2013 às 09h57.

Rio - A confiança dos empresários do comércio registrou uma queda de 3,1% em novembro, na comparação com igual período do ano passado, segundo o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) nesta quinta-feira, 05.

A redução no otimismo do setor, pelo quarto mês consecutivo, foi puxada pela deterioração no indicador que mede a percepção sobre as condições atuais da economia (-10,4%). Mas também houve piora nas expectativas para o futuro (-0,6%) e nas intenções de investimento (-0,1%).

Segundo a CNC, a desaceleração significativa ocorrida ao longo de 2013 no segmento do comércio contribuiu para que o empresário formasse uma percepção menos favorável sobre as condições econômicas.

Na comparação com outubro, o ICEC teve uma queda de 0,6%, o primeiro recuo em quatro meses. O resultado negativo contraria um movimento sazonal de melhora no humor do empresário do setor.

Acompanhe tudo sobre:ComércioIndicadores econômicosVarejo

Mais de Economia

Produção industrial sobe 4,1% em junho, maior alta desde julho de 2020

Governo Lula aperta regra e trava R$ 47 bi em gastos dos ministérios até setembro; entenda

Petrobras anuncia alta de 7,1% no preço do querosene de aviação

Cigarro mais caro: governo aumenta imposto e eleva preço mínimo do maço

Mais na Exame