Alta da confiança do consumidor pode evitar que a Alemanha fique em recessão (Sean Gallup/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 28 de fevereiro de 2012 às 09h15.
Berlim - O sentimento do consumidor alemão atingiu uma máxima anual na passagem para março, segundo pesquisa nesta terça-feira, em mais um sinal de que a maior economia da Europa está resistindo ao impacto das preocupações com a dívida da zona do euro e pode evitar uma recessão, a despeito da contração no último trimestre.
A confiança do consumidor aumentou pelo sexto mês consecutivo, mostrou o relatório do instituto de pesquisa de mercado GfK, refletindo um otimismo estável entre os consumidores, a despeito de uma perspectiva econômica incerta para a zona do euro.
O indicador de sentimento do consumidor, baseado em uma pesquisa com 2 mil alemães, subiu para 6,0, contra 5,9 em fevereiro, ficando em linha com a previsão em uma pesquisa da Reuters com 27 analistas.
"O sentimento do consumidor está buscando uma lenta mas constante recuperação", disse o GfK em comunicado que acompanhou os dados da pesquisa.
"Isso confirma o prognóstico de meses anteriores de que o consumo privado será um apoio significativo para o desenvolvimento da economia neste ano".