Economia

Conab estima que safra do café terá alta de 15% neste ano

A produção dos cafés arábica e conilon deverá alcançar um total 49,67 milhões de sacas, um aumento de 14,9% em relação ao ano passado


	Café: segundo o Conab, a alta em relação a 2015 se deve ao aumento da área em produção e às condições climáticas favoráveis
 (Getty Images)

Café: segundo o Conab, a alta em relação a 2015 se deve ao aumento da área em produção e às condições climáticas favoráveis (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de maio de 2016 às 12h57.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou nesta terça-feira (24), em Belo Horizonte, a segunda estimativa para a safra do café em 2016.

A produção dos cafés arábica e conilon deverá alcançar um total 49,67 milhões de sacas, um aumento de 14,9% em relação ao ano passado. Cada saca tem 60 quilos.

Este é o segundo levantamento da safra de 2016 apresentado pelo órgão. Em janeiro, a primeira estimativa mostrava uma produção entre 49,13 e 51,94 milhões de sacas.

O Conab faz o levantamento de café quatro vezes ao ano. O próximo boletim da safra deste ano será divulgado em setembro.

Segundo o Conab, a alta em relação a 2015 se deve ao aumento da área em produção e às condições climáticas favoráveis.

A produtividade deverá alcançar 25,58 sacas por hectare, o que também é considerado um aumento expressivo em comparação com o ano passado. Em 2015, foram colhidas 22,5 sacas por hectare.

Tipos de café

O café arábica, que abrange 81% do total produzido no país, deverá gerar em 2016 uma colheita de 40,27 milhões de sacas. O volume representa um incremento de 25,6% em relação ao ano passado.

Os melhores resultados deverão ser observados em três regiões de Minas Gerais: Triângulo, Sul e Centro-Oeste. O estado mineiro é o maior produtor de café arábica do Brasil.

Por outro lado, é esperada uma queda na produção do café conilon. O Conab estima uma colheita de 9,4 milhões de sacas, o que representa uma diminuição de 16% se comparado com os números de 2015.

Entre os motivos para esta baixa estão a falta de chuvas e as altas temperaturas no Espírito Santo, estado que concentra a maior produção de café conilon do país.

O Brasil é o maior produtor de café do mundo. De acordo com o Conab, a área total plantada de café em 2016 é de 2,21 milhões de hectares, sendo que 267 mil estão em formação e 1,94 milhão em processo produtivo.

Acompanhe tudo sobre:CaféCommoditiesConabEmpresas estataisMinistério da Agricultura e PecuáriaSafras agrícolas

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor