Economia

Conab eleva projeção para safra 2009/2010

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, ampliou hoje a projeção para a produção nacional de grãos da safra 2009/2010. A estimativa subiu para 143,09 milhões de toneladas, ante uma expectativa, em janeiro, de 141,35 milhões de toneladas de grãos para o período. O resultado, de acordo com o quinto levantamento […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 14h27.

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), vinculada ao Ministério da Agricultura, ampliou hoje a projeção para a produção nacional de grãos da safra 2009/2010. A estimativa subiu para 143,09 milhões de toneladas, ante uma expectativa, em janeiro, de 141,35 milhões de toneladas de grãos para o período. O resultado, de acordo com o quinto levantamento da estatal, será o segundo melhor da história, caso seja confirmado.

O bom desempenho da produção no atual ciclo se deve à regularidade de chuvas nos principais Estados produtores, segundo a companhia. Em nota, os técnicos da estatal salientaram que, no ciclo anterior, a safra foi prejudicada em virtude da estiagem nos Estados da região Sul e em Mato Grosso do Sul. Isso provocou redução significativa na colheita, especialmente de soja e milho. "Com a redução na área de plantio, o aumento de 5,9% na produção se deve à recuperação da produtividade, sobretudo do milho primeira safra e da soja."

A Conab realizou o levantamento no período de 18 a 22 de janeiro deste ano, em Estados das regiões Centro-Sul e Nordeste, no oeste da Bahia, no sul do Maranhão e no sul do Piauí. Na região Norte, foram pesquisados os Estados de Tocantins e Rondônia.

Soja
A Conab estimou ainda que a produção de soja brasileira na safra 2009/2010 será de 66,73 milhões de toneladas. Se for confirmada, ela superará em 16,7%, ou em 9,57 milhões de toneladas, o volume de 57,17 milhões de toneladas colhido no ciclo anterior. "Com tal resultado, será o maior volume da oleaginosa produzido no País", destacaram os técnicos da estatal.

A produtividade média nacional, prevista em 2,875 mil quilos por hectare, é 9,4% acima da obtida na safra passada e supera a produtividade atingida no ciclo 2006/2007 em 1,8%, o então recorde nacional de 2,823 mil quilos por hectare. O destaque permanece com Mato Grosso, que lidera o ranking da produção nacional, com 18,96 milhões de toneladas em uma área de 6,16 milhões de hectares.

"O menor custo por hectare, comparativamente à cultura do milho, seu maior concorrente, e a maior liquidez no mercado são fatores que justificam o crescimento e a preferência do produtor pela soja em detrimento da cultura do milho", pontuaram os técnicos no documento.

A perspectiva é de continuidade de um bom fim de safra, já que há previsão de chuvas acima do normal para boa parte da região Centro-Sul. "Para a safra que está sendo cultivada, as chuvas ocorridas até o mês de janeiro beneficiam o desenvolvimento e o crescimento das plantas."

Acompanhe tudo sobre:ConabEmpresas estataisMinistério da Agricultura e Pecuária

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor