Economia

Comércio eletrônico deve crescer 40% ao ano até 2010

Em 2005, vendas pela internet na América Latina superaram US$ 4,3 bilhões

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h05.

O comércio eletrônico nos países da América Latina deve crescer em ritmo superior a 40% ao ano até 2010. Isso é o que prevê a Visa International, que divulgou nesta terça-feira (24/10) um estudo sobre o assunto.

De acordo com a administradora de cartões, as vendas online realizadas nos países latinos superaram 4,3 bilhões de dólares no ano passado. No Brasil, o crescimento foi de 50%, enquanto no México, Chile e Venezuela foram de 104%, 100% e 185%, respectivamente.

Apesar de apresentar menor taxa de expansão que os vizinhos, em 2005, o Brasil foi responsável por 43% de todas as transações de comércio eletrônico direto com o consumidor da América Latina. Segundo a Visa, a crescente expansão da banda larga, a alta taxa de penetração de cartões de crédito e a confiança dos consumidores nas lojas virtuais são os principais fatores que impulsionam o desenvolvimento do e-commerce no país.

Ao contrário do que acontece em outros países da América Latina, no Brasil, 87% das compras online são realizadas em sites locais. Viagens e lojas de departamento são as duas categorias que mais movimentam recursos pela web - 50% e 25%, respectivamente. "Os setores que apresentam mais condições de continuar crescendo na região são os de tecnologia, turismo e entretenimento. Da mesma forma, o setor governamental conta com um grande potencial para oferecer produtos e serviços através da rede", afirma Nils Strandberg, presidente da AmericaEconomia Intelligence, que desenvolveu a pesquisa conjuntamente com a Visa.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Lula sanciona projeto de desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia

Haddad vê descompasso nas expectativas sobre decisões dos Bancos Centrais globais em torno dos juros

Cartão de crédito para MEIs: Banco do Brasil lança produto sem cobrança de anuidade para clientes

Fim do Saque-aniversário do FGTS? Ministro vai enviar projeto ao Congresso para encerrar modalidade