Economia

Colômbia: PIB cresce 4,9% no segundo trimestre

A expansão do segundo trimestre acelerou em relação ao crescimento anual de 4,7% registrado no primeiro trimestre


	Bandeira da Colômbia: o crescimento do PIB no segundo trimestre ficou acima das previsões dos analistas, que esperavam uma expansão anual de 4,3%
 (Rusty Jarrett/Getty Images)

Bandeira da Colômbia: o crescimento do PIB no segundo trimestre ficou acima das previsões dos analistas, que esperavam uma expansão anual de 4,3% (Rusty Jarrett/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de setembro de 2012 às 15h41.

O produto interno bruto (PIB) da Colômbia cresceu 4,9% no segundo trimestre deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado. Em relação aos três primeiros meses deste ano, a economia teve expansão de 1,6%. Os dados são do Departamento Administrativo Nacional de Estatísticas (Dane).

A expansão do segundo trimestre acelerou em relação ao crescimento anual de 4,7% registrado no primeiro trimestre. Segundo o Dane, o crescimento foi impulsionado pelos avanços da construção civil (+18,4% ante o primeiro trimestre) e do setor de mineração e energia (+8,5%), que ajudaram a ofuscar a contração na produção industrial (-0,6%).

O crescimento do PIB no segundo trimestre ficou acima das previsões dos analistas, que esperavam uma expansão anual de 4,3%. A previsão do banco central colombiano é que a economia do país pode avançar 5% este ano. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:ColômbiaAmérica LatinaIndicadores econômicosPIB

Mais de Economia

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1

Clubes de futebol enfrentam aumento de tributos com nova regra fiscal

Fazenda projeta crescimento do PIB de 2,3% e IPCA de 3,6% em 2026