Economia

Citibank prevê juro básico em 9,75% no fim do ano

Banco disse esperar duas altas de 0,50 ponto porcentual (em agosto e outubro) e um avanço de 0,25 ponto na reunião do Copom em novembro


	Citibank: "mudamos nossa aposta para uma alta de 0,50 ponto em outubro, porque agora vemos riscos de a inflação em 2013 superar o teto da meta", afirmou superintendente do banco
 (Getty Images)

Citibank: "mudamos nossa aposta para uma alta de 0,50 ponto em outubro, porque agora vemos riscos de a inflação em 2013 superar o teto da meta", afirmou superintendente do banco (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de agosto de 2013 às 19h18.

São Paulo - O superintendente do Departamento de Economia do Citibank no Brasil, Marcelo Kfoury, revisou sua estimativa para a taxa Selic no fim do ano, agora em 9,75%. Em nota enviada a clientes nesta terça-feira, 27, Kfoury disse esperar duas altas de 0,50 ponto porcentual (em agosto e outubro) e um avanço de 0,25 ponto na reunião do Copom em novembro. "Mudamos nossa aposta para uma alta de 0,50 ponto em outubro, porque agora vemos riscos de a inflação em 2013 superar o teto da meta", afirmou Kfoury no relatório.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central iniciou nesta tarde sua reunião de dois dias. A autoridade definirá o novo patamar da Selic, juro básico no País, atualmente em 8,5% anuais.

O economista revisou também sua estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de 5,9% para 6,2% em 2013, ao levar em consideração a recente depreciação do câmbio e a "hipótese de uma alta de 10% nos preços da gasolina, devido à ampliação da defasagem em relação aos preços internacionais". Segundo ele, o reajuste no preço da gasolina terá um impacto ao redor de 0,20 ponto porcentual no IPCA e "a recente depreciação do real contribuirá com o restante".

Kfoury espera outro aumento de 10% na gasolina em 2014, o que forçou uma revisão da estimativa para o IPCA também no ano que vem, de 5,8% para 6,1%.

Acompanhe tudo sobre:BancosCitibankCitigroupeconomia-brasileiraEmpresasEmpresas americanasEstatísticasIndicadores econômicosJurosSelic

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor