Economia

Câmara pode votar hoje urgência de projeto sobre corte de benefícios tributários

Proposta é de autoria parlamentar e não teve participação do ministro da Fazenda

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 1 de julho de 2025 às 11h50.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), incluiu na pauta desta terça-feira, 1º, um pedido para acelerar a análise de um projeto de lei que prevê cortes de benefícios tributários no país.

A proposta, aprovada pelo Senado em 2023, entrou em discussão após o Ministério da Fazenda anunciar a intenção de enviar uma medida de mesmo tema, mas apenas em agosto, de acordo com Fernando Haddad.

A iniciativa da Câmara ocorre em meio à tensão com Executivo após os parlamentares derrubarem o decreto presidencial que previa aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

A proposta sobre benefícios fiscais, de autoria do senador Espiridião Amin (PP-SC), chegou a ser mencionada na última reunião entre Haddad e líderes no Congresso, no dia 8 de junho.

O ministro pontuou, porém, que a Fazenda estava elaborando um texto próprio. Para os governistas, ambos os textos poderiam andar juntos, com ajustes. Mas os deputados saíram na frente.

O texto prevê aperfeiçoar a Lei de Responsabilidade Fiscal, reavaliar o alcance dos benefícios e seu impacto para as contas de estados e municípios. Para integrantes da Fazenda, uma proposta do Executivo seria mais detalhada.

Acompanhe tudo sobre:Hugo MottaCâmara dos DeputadosBenefíciosCarga tributária

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo