Economia

Cai confiança da indústria na retomada da economia

As expectativas do empresariado brasileiro com uma recuperação acelerada da atividade caíram fortemente no segundo trimestre. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) passou de uma média de 62,4 em janeiro para 56,3 em abril, voltando ao patamar de outubro de 2003. É a quarta vez consecutiva que o índice sofre redução para os […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h59.

As expectativas do empresariado brasileiro com uma recuperação acelerada da atividade caíram fortemente no segundo trimestre. O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) passou de uma média de 62,4 em janeiro para 56,3 em abril, voltando ao patamar de outubro de 2003. É a quarta vez consecutiva que o índice sofre redução para os meses de abril, maio e junho. Na pesquisa feita pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), verifica-se que os pequenos e médios empresários são os mais pessimistas. O índice junto aos grandes empresários caiu 6,6. Entre os pequenos e médios, 11,5.

Segundo a CNI, o principal motivo pela queda na confiança foi a deterioração dos negócios. Os indicadores sobre a economia (-17,1 pontos), sobre o setor de atividade (-7,7) e a respeito da própria empresa (-4,5) mostraram fortes reduções.

O sentimento do empresário, segundo afirma a CNI, foi determinado pela interrupção da trajetória de queda da Selic em janeiro. "Embora o Banco Central tenha retomado o processo de redução dos juros, as reduções estabelecidas foram muito tímidas. O governo vem passando por dificuldades políticas e de governabilidade, aumentando o grau de incerteza quanto à evolução da economia."

Confiança do industrial
Índice
Abril 2004
Janeiro 2004
Abril 2003
Icei*
56,3
62,4
57,2
  Grandes empresários
60,7
65
61,6
  Pequenos e médios empresários
54
61
54,7
* Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei)
Fonte: CNI
Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Acelerada pela Nvidia, Google — e agora Amazon —, startup quer inovar no crédito para PMEs

Cigarro mais caro deve pressionar inflação de 2024, informa Ministério da Fazenda

Fazenda eleva projeção de PIB de 2024 para 3,2%; expectativa para inflação também sobe, para 4,25%

Alckmin: empresas já podem solicitar à Receita Federal benefício da depreciação acelerada