Economia

Cadastro;de "bons pagadores";começa a operar hoje

Banco Central vai divulgar para os bancos o endividamento total dos clientes que autorizarem a consulta ao seu passivo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 10h41.

O cadastro positivo, uma das bandeiras do governo Lula para a redução dos custos dos empréstimos, começa a operar nesta terça-feira (29/6). O Banco Central (BC) lança o Sistema de Informações de Crédito (SCR), um cadastro geral para instituições financeiras com o endividamento total dos clientes. Como, segundo o BC, só poderão ser consultados os dados de clientes que autorizarem, deduz-se que apenas os bons pagadores vão fazer questão de tornar visível nacionalmente, na internet, seu passivo bancário total.

O sistema abrange débitos a partir de 5 mil reais, permitindo que um banco saiba o grau de endividamento de empresas e pessoas físicas junto a qualquer banco. Segundo o BC, as informações ficarão restritas ao sistema financeiro.

O sistema, diz o governo, contribui para a redução da inadimplência, diminuindo o spread bancário (diferença entre o custo de captação pago pelos bancos e os juros que cobram de seus clientes). Além disso, com um controle mais detalhado das cerca de 8 milhões de operações mensais de crédito, os supervisores do BC poderiam evitar a bancarrota das instituições financeiras. O SCR vai substituir a atual Central de Risco de Crédito, criada em 1997, na esteira dos escândalos da quebra dos bancos Econômico, Nacional e Bamerindus.

Com informações da Agência Brasil.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Por que Países Baixos e Reino Unido devem perder milionários nos próximos anos?

STF prorroga até setembro prazo de suspensão da desoneração da folha

FGTS tem lucro de R$ 23,4 bi em 2023, maior valor da história

Haddad diz que ainda não apresentou proposta de bloqueio de gastos a Lula

Mais na Exame