Economia

Brasileiro é o novo diretor-executivo da OIC

Robério Oliveira Silva foi eleito nesta sexta-feira o novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café, segundo a própria instituição

Brasileiro permanecerá cinco anos no cargo (Mike Clarke/AFP)

Brasileiro permanecerá cinco anos no cargo (Mike Clarke/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de setembro de 2011 às 07h44.

Londres - O brasileiro Robério Oliveira Silva foi eleito nesta sexta-feira o novo diretor-executivo da Organização Internacional do Café (OIC), anunciou a instituição.

Robério Oliveira Silva, de 48 anos, sucede no cargo o colombiano Néstor Osorio, que deixou a função ano passado para assumir o posto de embaixador de seu país na ONU. A organização era dirigida de modo interino desde novembro de 2010 pelo também brasileiro José Sette.

O candidato brasileiro foi eleito para um mandato de cinco anos durante a 107ª sessão do Conselho Internacional do Café. Os 77 países membros da OIC se reuniram esta semana em Londres a portas fechadas.

Oliveira Silva, um economista nascido em Minas Gerais, era diretor desde fevereiro de 2009 do departamento do Café do ministério da Agricultura brasileiro.

O Brasil é o principal produtor e exportador de café do mundo, e o segundo consumidor. Em 2010, as exportações de café brasileiro alcançaram um recorde histórico de 5,66 bilhões de dólares, um aumento de 33% na comparação com 2009, segundo o Conselho de Exportadores de Café (Cecafé).

A OIC é uma organização intergovernamental que reúne os principais países produtores e consumidores para solucionar, por meio da cooperação internacional, os desafios do setor setor cafeteiro mundial.

Os membros da OIC representam 97% da produção de café do planeta e mais de 80% do consumo mundial.

Acompanhe tudo sobre:TrigoAmérica LatinaDados de BrasilAgronegócioCaféCommodities

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?