Economia

Brasil exportou 1,4% menos no 3º trimestre, diz IBGE

Já as importações contabilizadas no PIB diminuíram 0,1% no mesmo período


	Navio no Porto de Santos: no ano, as exportações cresceram 1,4% sobre igual período do ano passado
 (Germano Lüders/EXAME)

Navio no Porto de Santos: no ano, as exportações cresceram 1,4% sobre igual período do ano passado (Germano Lüders/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de dezembro de 2013 às 08h58.

Rio - As exportações brasileiras diminuíram 1,4% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao segundo trimestre. Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, as vendas externas subiram 3,1%. No ano, as exportações cresceram 1,4% sobre igual período do ano passado, informou, nesta terça-feira, 3, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nos resultados das Contas Nacionais Trimestrais.

Segundo o IBGE, as importações contabilizadas no PIB diminuíram 0,1% no terceiro trimestre na comparação com o segundo trimestre do ano. Em relação ao terceiro trimestre de 2012, as importações subiram 13,7%. No ano, as importações cresceram 9,6% em relação a igual período do ano passado.

A contabilidade das exportações e importações no PIB é diferente da realizada para a elaboração da balança comercial. No PIB, entram bens e serviços, e as variações porcentuais divulgadas dizem respeito ao volume. Já na balança comercial, entram somente bens, e o registro é feito em valores, com grande influência dos preços.

Serviços

O PIB de Serviços mostrou alta de 0,1% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre deste ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, cresceu 2,2% no terceiro trimestre de 2013.

No ano, o PIB de serviços subiu 2,1% ante igual período do ano passado. Houve avanço de 13,7% nas importações de bens e serviços no terceiro trimestre de 2013, ante o mesmo período do ano anterior. Foi o mais acentuado desde o segundo trimestre de 2011, quando o crescimento anual nas importações chegou a 14,8%.

FBCF

A Formação Bruta de Capital Fixo (FBCF) caiu 2,2% no terceiro trimestre contra o segundo trimestre do ano. Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, a FBCF subiu 7,3%. No ano, a Formação Bruta de Capital Fixo subiu 6,5% ante igual período do ano passado.

Segundo o instituto, a taxa de investimento (FBCF/PIB) no terceiro trimestre de 2013 foi de 19,1%. Já a taxa de poupança (POUP/PIB) no terceiro trimestre de 2013 foi de 15,0%. A taxa de investimento (FBCF/PIB) ficou em 19,1%.

Famílias consumo

O consumo das famílias registrou alta de 1,0% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre do ano. Já na comparação com o terceiro trimestre de 2012, o consumo das famílias aumentou 2,3% no terceiro trimestre de 2013. No ano, o consumo das famílias subiu 2,4% ante igual período do ano passado.

Segundo o IBGE, o consumo do governo, por sua vez, cresceu 1,2% no terceiro trimestre ante o segundo trimestre de 2013. Na comparação com o terceiro trimestre de 2012, o consumo do governo subiu 2,3%. No ano, o consumo do governo avançou 1,8% ante igual período do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:Balança comercialComércioComércio exteriorEstatísticasExportaçõesIBGEImportações

Mais de Economia

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame