Economia

Bovespa e dólar fecham o dia em compasso de espera

O baixo desempenho das bolsas dos Estados Unidos e da Europa --influenciadas negativamente por notícias de novos ataques terroristas aos EUA-- não afetaram de maneira significativa os mercados brasileiros. A morosidade dos negócios continua enquanto se espera pela reunião do Copom, na próxima quarta-feira (22/05), quando será divulgada a nova taxa básica de juros (Selic) […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de outubro de 2008 às 11h22.

O baixo desempenho das bolsas dos Estados Unidos e da Europa --influenciadas negativamente por notícias de novos ataques terroristas aos EUA-- não afetaram de maneira significativa os mercados brasileiros.

A morosidade dos negócios continua enquanto se espera pela reunião do Copom, na próxima quarta-feira (22/05), quando será divulgada a nova taxa básica de juros (Selic) _atualmente em 18,5%. O índice Bovespa encerrou esta segunda-feira em baixa de 0,25% e movimentou 321,6 milhões de reais. O dólar comercial teve leve alta, de 0,20%, e fechou a 2,48 reais.

As notícias econômicas de hoje não foram boas para o mercado. A balança comercial da terceira semana de maio teve déficit de US$ 35 milhões -- o que significa menos dólares entrando no país. Já a projeção do mercado para o crescimento da economia em 2002 caiu de 2,4% para 2,3%, segundo o Banco Central.

Por outro lado, a boa notícia foi o IPC-Fipe, índice que registrou a 0,02% de inflação em São Paulo segunda quadrissemana de maio. "O valor bate com as expectativas do mercado", diz um analista de uma corretora paulista.

Mesmo com a baixa taxa de inflação, diminuíram as expectativas do mercado de baixa na taxa de juros (Selic). Instituições como o CS First Boston e BBV apostam na manutenção dos atuais 18,5%. "Até a divulgação da taxa, na quarta-feira, os investidores ficarão tímidos", afirma o analista.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Coisas assim levaram ao impeachment de Dilma, diz Meirelles sobre desconfiança com contas públicas

Mercado de trabalho permanece aquecido e eleva desafios à frente

Caged: Brasil criou 232 mil vagas de trabalho em agosto

Pacote de auxílio econômico para companhias aéreas será de R$ 6 bi