Economia

BC da Rússia assume administração do banco Trust

Banco é o 29º do país em ativos e o 15º em depósitos de particulares, sobre um total de 800 bancos da Rússia, segundo o site Banki.ru

Um policial vigia a entrada da sede Banco Central em Moscou: BC russo assumiu o controle do banco Trust (Yuri Kadobnov/AFP)

Um policial vigia a entrada da sede Banco Central em Moscou: BC russo assumiu o controle do banco Trust (Yuri Kadobnov/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de dezembro de 2014 às 09h46.

Moscou - O Banco Central da Rússia anunciou nesta segunda-feira que assumiu a administração do banco Trust, que receberá 30 bilhões de rublos (430 milhões de euros) para evitar a falência, em meio às turbulências econômicas provocadas pela desvalorização da moeda russa.

O banco é o 29º do país em ativos e o 15º em depósitos de particulares, sobre um total de 800 bancos da Rússia, segundo o site Banki.ru.

O BC não revelou se as dificuldades do Trust estão vinculadas à desvalorização do rublo, que fragiliza o sistema financeiro.

Os banco russos estão muito afetados pela queda histórica do rublo na semana passada. A moeda russa perdeu quase 50% do valor desde o início do ano.

O Banco Central russo anunciou uma série de medidas para garantir a estabilidade financeira do país. O governo preparou um plano de recapitalização do setor bancário por um trilhão de rublos (13 bilhões de euros), que foi aprovado na sexta-feira pela câmara baixa do Parlamento, a Duma.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBancosEuropaFalênciasFinançasRússia

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame