Acompanhe:

Aumento da gasolina já aparece no atacado

O efeito do aumento dos preços dos combustíveis já apareceu integralmente no atacado, segundo revelou a primeira prévia do IGP-M de fevereiro

Modo escuro

Continua após a publicidade

	FGV: o aumento dos combustíveis deve ser contrabalançado pela queda das tarifas de energia elétrica
 (Marcos Santos/USP Imagens)

FGV: o aumento dos combustíveis deve ser contrabalançado pela queda das tarifas de energia elétrica (Marcos Santos/USP Imagens)

G
Glauber Gonçalves

Publicado em 7 de fevereiro de 2013 às, 13h06.

Rio de Janeiro - O efeito do aumento dos preços dos combustíveis já apareceu integralmente no atacado, segundo revelou a primeira prévia do IGP-M de fevereiro, mas deve aparecer aos poucos no subindicador que mede a inflação ao consumidor, o IPC-M, disse nesta quinta-feira o coordenador de Análises Econômicas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), Salomão Quadros.

"Temos uma perspectiva bastante favorável (para o IGP-M), mesmo que a gasolina, que apareceu no IPA integralmente, vá aparecendo aos poucos no IPC", afirmou. Segundo ele, o aumento dos combustíveis deve ser contrabalançado pela queda das tarifas de energia elétrica.

"O que teremos de impacto de queda da energia elétrica acomodaria vários aumentos de gasolina".

De acordo com ele, o impacto da redução das tarifas verificado não representa nem metade do total esperado. "Daqui para o fim do mês, vai haver um aprofundamento desse impacto", afirmou. A expectativa da FGV é que o IPC fechado de fevereiro seja "bem menor" que o de janeiro, de acordo com Quadros.

Ele explicou que o IGP-M não desacelerou na primeira prévia de fevereiro, apesar da redução de ritmo verificada no IPA e no IPC, por causa da alta do INCC.

Embora represente apenas 10% do índice, este último subindicador puxou-o para cima em razão do aumento do custo da mão de obra. Além de reajuste em Belo Horizonte, alguns salários foram corrigidos pelo novo mínimo no País.

Últimas Notícias

Ver mais
Remédios mais caros? Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo
Economia

Remédios mais caros? Preço de medicamentos subirá até 4,5% a partir de domingo

Há 3 horas

Governo prepara anúncio de crédito a microempreendedores com foco em mulheres
seloNegócios

Governo prepara anúncio de crédito a microempreendedores com foco em mulheres

Há 18 horas

Gasolina e etanol ficam estáveis no Brasil em março, aponta Ticket Log
Economia

Gasolina e etanol ficam estáveis no Brasil em março, aponta Ticket Log

Há 19 horas

Tarpon sai de 32% para 19% da Serena Energia após oferta de ações
Exame IN

Tarpon sai de 32% para 19% da Serena Energia após oferta de ações

Há 20 horas

Continua após a publicidade
icon

Branded contents

Ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

Leia mais