Economia

Atuação do BC é para garantir estabilidade, diz Tombini

Tombini fez declarações após reuniões do G20


	Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini: "Oferecemos colchão de proteção ao setor privado"
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini: "Oferecemos colchão de proteção ao setor privado" (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2015 às 13h07.

Ancara - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou neste sábado que a atuação do BC visa assegurar a estabilidade financeira do País e ressaltou que o câmbio é a primeira linha de defesa da economia, inclusive porque no Brasil vigora o regime flutuante.

"Pode haver excessos aqui e acolá, o pessoal fala em excesso de volatilidade", comentou, lembrando que a cotação do real ante o dólar registrou depreciação de 40% desde o início do ano.

"Oferecemos colchão de proteção ao setor privado", comentou Tombini, referindo-se aos swaps cambiais. "Esse instrumento foi feito para permitir que a economia transite na variação do câmbio."

O presidente do BC fez os comentários ao lado do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, depois de participarem das reuniões do G20 na capital da Turquia.

Acompanhe tudo sobre:Alexandre TombiniBanco CentralEconomistasG20Joaquim LevyMercado financeiroMinistério da FazendaPersonalidades

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto