Economia

Atuação do BC é para garantir estabilidade, diz Tombini

Tombini fez declarações após reuniões do G20


	Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini: "Oferecemos colchão de proteção ao setor privado"
 (REUTERS/Sergio Moraes)

Presidente do Banco Central, Alexandre Tombini: "Oferecemos colchão de proteção ao setor privado" (REUTERS/Sergio Moraes)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de setembro de 2015 às 13h07.

Ancara - O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, afirmou neste sábado que a atuação do BC visa assegurar a estabilidade financeira do País e ressaltou que o câmbio é a primeira linha de defesa da economia, inclusive porque no Brasil vigora o regime flutuante.

"Pode haver excessos aqui e acolá, o pessoal fala em excesso de volatilidade", comentou, lembrando que a cotação do real ante o dólar registrou depreciação de 40% desde o início do ano.

"Oferecemos colchão de proteção ao setor privado", comentou Tombini, referindo-se aos swaps cambiais. "Esse instrumento foi feito para permitir que a economia transite na variação do câmbio."

O presidente do BC fez os comentários ao lado do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, depois de participarem das reuniões do G20 na capital da Turquia.

Acompanhe tudo sobre:PersonalidadesMercado financeiroG20Banco CentralEconomistasJoaquim LevyMinistério da FazendaAlexandre Tombini

Mais de Economia

BC mantém a Selic em 15% ao ano na última reunião de 2025

Petroleiros da Petrobras aprovam greve a partir de segunda-feira

Qual será o valor do salário mínimo em 2026?

Selic vai cair em janeiro? Mercado foca no comunicado do Copom