Economia

Argentina decide controlar petrolífera YPF, diz jornal

Foi levantada a possibilidade de expropriação ou intervenção estatal, incluindo a compra das ações da companhia

YPF é controlada pela espanhola Repsol e sofre grande pressão do governo de centro-esquerda para aumentar a produção (Getty Images)

YPF é controlada pela espanhola Repsol e sofre grande pressão do governo de centro-esquerda para aumentar a produção (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2012 às 11h06.

Buenos Aires - O governo da Argentina decidiu assumir o controle da companhia líder de energia YPF e está analisando se a renacionaliza ou intervém na administação, noticiou um jornal neste sábado.

A YPF é controlada pela espanhola Repsol e sofre grande pressão do governo de centro-esquerda para aumentar a produção e assim diminuir as crescentes importações de combustível, que estão corroendo o superávit da balança comercial do país.

O jornal Página 12, visto como próximo ao governo, disse que a presidente Cristina Kirchner se convenceu da necessidade de controle estatal sobre a companhia e que agora as discussões se concentram em como assumir esse controle.

O jornal levantou a possibilidade de expropriação ou intervenção estatal, incluindo a compra das ações da companhia.

Acompanhe tudo sobre:EmpresasEmpresas espanholasPetróleoIndústria do petróleoAmérica LatinaEnergiaArgentinaRepsol YPF

Mais de Economia

Galípolo fala em 'serenidade' e que BC é 'um transatlântico e não jetski'

Galípolo reforça fala de Haddad e defende meta de inflação de 3%

Payroll: EUA cria 130 mil empregos em janeiro, acima do esperado

Preço de apps como Uber e 99 cai 17,23% em janeiro após maior alta de 2025