Arábia Saudita considera preços do petróleo muito elevados
"Os elevados preços não são simplesmente sustentáveis pelos fundamentos do mercado", disse o ministro saudita do petróleo
Da Redação
Publicado em 10 de setembro de 2012 às 08h54.
Riad - O ministro saudita do Petróleo, Ali al-Nuaimi, afirmou nesta segunda-feira que o elevado preço do petróleo não é justificado com os fundamentos do mercado, "bem equilibrado" na sua visão.
"Os elevados preços não são simplesmente sustentáveis pelos fundamentos do mercado. O mercado está bem equilibrado no que diz respeito à oferta, demanda e nível de reservas", destacou o ministro.
"A Arábia Saudita, que acompanha a evolução do mercado de petróleo mundial, sempre toma as decisões necessárias para ajustar a oferta e a demanda. O reino responderá às necessidades de todos os seus clientes", completou ministro.
A Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, se tornou em março o principal produtor de petróleo do planeta, com uma produção de 9,923 milhões de barris por dia, à frente da produção russa de 9,920 milhões de barris por dia.
Na manhã desta segunda-feira, o barril do West Texas Intermediate (WTI, designação do "light sweet crude" negociado nos Estados Unidos) para entrega em outubro perdia 14 centavos, a 96,28 dólares.
O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em outubro perdia 7 centavos, a 114,32 dólares.