Economia

Após Trump impor tarifa de 50% à Índia, Lula falará com premiê Narendra Modi na quinta-feira

Conversa será feita por telefone depois que os Estados Unidos igualaram sanção tarifária dos dois países

Agência o Globo
Agência o Globo

Agência de notícias

Publicado em 6 de agosto de 2025 às 16h28.

Última atualização em 6 de agosto de 2025 às 16h35.

Tudo sobreEstados Unidos (EUA)
Saiba mais

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai conversar por telefone com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, nesta quinta-feira após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, impor tarifa adicional de 25% à Índia, elevando a sobretaxa para 50%. Com isso, a sanção tarifária da Índia imposta aos Estados Unidos se iguala à do Brasil.

O anúncio foi informado pela Casa Branca nesta quarta-feira, poucas horas após negociações entre os EUA e a Rússia sobre a guerra na Ucrânia não resultarem em avanços. Brasil e Índia são fundadores dos Brics, ao lado de China e Rússia. A balança comercial está atualmente a favor da Índia, que teve um superávit de US$ 45,7 bilhões com os EUA em 2024.

Há uma semana, Donald Trump havia anunciado que aplicaria uma penalidade adicional à Índia devido às compras de energia do país junto à Rússia. Em uma postagem nas redes sociais, o presidente americano disse que a Índia possui tarifas "entre as mais altas do mundo, e que impõe as barreiras comerciais não monetárias mais rigorosas e ofensivas de qualquer país". Trump afirmou ainda que a Índia ''está alimentando a máquina de guerra ao comprar petróleo russo'' e não se importa com quantas pessoas na Ucrânia estão sendo mortas.

Aliados da Ucrânia afirmaram que as compras de energia feitas por Índia, China e outros países sustentam a economia de Putin e enfraquecem a pressão sobre Moscou para encerrar uma guerra que já entra em seu quarto ano.

O presidente americano acusou o governo do primeiro-ministro Narendra Modi de se recusar a facilitar o acesso a produtos americanos e criticou sua participação no Brics.

''Constato que o governo da Índia está atualmente importando petróleo da Federação Russa, direta ou indiretamente. Assim sendo, e em conformidade com a legislação aplicável, os artigos provenientes da Índia importados para o território aduaneiro dos Estados Unidos estarão sujeitos a uma alíquota adicional ad valorem de 25%", diz a ordem executiva assinada pelo presidente americano e divulgada pela Casa Branca.

A nova tarifa — que será somada a uma sobretaxa específica de 25% por país, prevista para entrar em vigor nesta quinta-feira, dia 7 — começara a valer dentro de 21 dias, de acordo com o decreto assinado por Trump.

Acompanhe tudo sobre:TarifasÍndiaEstados Unidos (EUA)Donald TrumpNarendra Modi

Mais de Economia

Governo prevê alta das exportações de petróleo em 2026, diz Alckmin

Veja os 10 países que mais importaram produtos do Brasil em 2025

Balança comercial tem superávit de US$ 68,3 bilhões em 2025, queda de 7,9%

EUA e mais de 100 países chegam a acordo sobre imposto mínimo global com a OCDE