Vazamento em estação espacial aumenta e preocupa Nasa

O local exato do vazamento ainda é desconhecido e ainda não é prejudicial aos membros da tripulação

Um vazamento de ar na Estação Espacial Internacional da Nasa está causando preocupação na agência americana. O vazamento foi detectado em agosto e várias semanas de investigação sobre o assunto já se desenrolaram, como precaução, membros da tripulação foram isolados em um dos módulos russos da estação --- mas, segundo a última publicação da Nasa em seu site oficial, é possível que o vazamento esteja localizado onde os isolados estão.

E o mais preocupante? Ele "parece estar aumentando", apesar de ainda não representar perigo à tripulação.

"É um vazamento bem pequeno. Isso impacta nossos produtos consumíveis, mas já nos planejamos para isso. Vamos identificar o vazamento com a continuação da investigação", afirmou Greg Dorth, gerente de um dos braços da Nasa na segunda-feira, 28.

O local exato do vazamento do laboratório em órbita ainda é desconhecido. Membros da Nasa e cosmonautas russos estão usando detectores ultrasônicos para investigar o problema tanto na base russa quanto na americana da estação afeta.

A Estação Espacial Internacional (EEI) é um laboratório espacial que possibilita que a tripulação veja a Terra a olho nu, a uma órbita baixa de 408 x 418 quilômetros. Quando o local do vazamento for encontrado, a Nasa poderá reparar o problema --- e explorar o espaço sem maiores preocupações (por enquanto).

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.