Trump solicitará que NASA envie "astronautas americanos à Lua"
A última vez em que os EUA enviaram uma missão tripulada para fora da órbita terrestre foi em 1972, no programa Apolo 17
EFE
Publicado em 11 de dezembro de 2017 às 17h41.
Washington - O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump , assinará nesta segunda-feira uma diretriz que ordena a agência espacial NASA a iniciar um programa de exploração espacial para enviar "novamente astronautas americanos à Lua e, eventualmente, a Marte", informou a Casa Branca.
"O presidente ratificará hoje a Diretriz de Política Espacial, que ordena o diretor da NASA a liderar um programa de exploração espacial inovador para enviar astronautas americanos outra vez à Lua e, eventualmente, a Marte", afirmou Hogan Gidley, porta-voz adjunto presidencial, em comunicado enviado à Agência Efe.
Trump formalizará a assinatura da diretriz na tarde de hoje em um ato na Casa Branca.
A última vez em que os EUA enviaram uma missão tripulada para fora da órbita terrestre foi em 1972, no programa Apolo 17, e na qual dois de seus astronautas, Eugene Cernan e Harrison Schmitt, fizeram três caminhadas sobre a superfície lunar.
Gidley ressaltou que a nova diretriz de Trump "modificará a política de voos espaciais tripulados do país para ajudar os EUA a se transformarem na força principal na indústria espacial, a obterem novos conhecimentos do espaço, e a desenvolverem uma tecnologia incrível".
Em outubro, o vice-presidente Mike Pence comentou sobre o interesse de Washington de "enviar astronautas americanos à Lua, não apenas para deixar para trás pegadas e bandeiras, mas para construir as bases necessárias para enviar americanos a Marte e além".
Pence preside o Conselho Nacional Espacial, um órgão do Escritório Executivo do presidente Trump, desenvolvido para potencializar as ambições espaciais americanas.