Ciência

SpaceX: Elon Musk publica imagem inédita do foguete propulsor Starship

O foguete faz parte da nave que irá para o espaço na missão Starship, ainda em fase teste; lançamento oficial está previsto para 2023

Propulsor Super Heavy da SpaceX (SpaceX/Reprodução)

Propulsor Super Heavy da SpaceX (SpaceX/Reprodução)

LP

Laura Pancini

Publicado em 19 de março de 2021 às 15h50.

Em mais uma atualização sobre os esforços da SpaceX em chegar até a Lua ou Marte, o seu CEO Elon Musk publicou na sua conta do Twitter as primeiras imagens do Super Heavy ("super pesado" em português), um foguete propulsor de 70 metros que irá lançar a nave Starship para o espaço.

Com o nome de Booster 1, o protótipo é, de acordo com Musk, um "pioneiro da produção para descobrir como construir e transportar um palco de 70 metros de altura". Ele afirma em um tuíte que quem irá voar será o Booster 2.

O foguete irá tirar a nave Starship do solo, mas vai retornar à Terra logo depois da decolagem em um pouso vertical. Um dos planos ambiciosos de Musk, inclusive, é um dia tentar pegar o propulsor usando uma torre com braços gigantes.

De acordo com informações do Futurism, Musk está planejando seu primeiro voo teste da Starship ainda este ano. O lançamento oficial está previsto para 2023 e o objetivo do Starship é ser um sistema de transporte reutilizável, projetado para transportar a humanidade para a Lua, Marte e além em voos interplanetários de longa duração.

No momento, a SpaceX está dedicada a sua fase de testes com os protótipos do Starship. O último a ser testado, o SN-10, explodiu alguns minutos depois de pousar com sucesso em Boca Chica, no Texas. 

O super foguete Starship que tem como meta ser um sistema de transporte totalmente reutilizável projetado para transportar tripulação e carga em voos interplanetários de longa duração e ajudar a humanidade a retornar à Lua, e viajar para Marte e além.

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:Elon MuskLuaMarteSpaceX

Mais de Ciência

Cientistas constatam 'tempo negativo' em experimentos quânticos

Missões para a Lua, Marte e Mercúrio: veja destaques na exploração espacial em 2024

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora