O som de algumas palavras pode facilitar a propagação do coronavírus

Estudo indica que os movimentos usado para falar determinas palavras e até para rir ajudam a transportar o vírus

Um estudo publicado na principal revista científica dos Estados Unidos, a Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS) está levantando a possibilidade de que os fluxos criados pelos movimentos da fala e da respiração podem estar contribuindo para que pessoas infectadas por covid-19, mas assintomáticas, estejam contribuindo para a propagação do novo coronavírus.

A pesquisa, liderada pelo cientista Manouk Abkarian e aprovada pela Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, aponta que características fonéticas e sons como palavras que utilizam a letra “P”, por exemplo, criam uma complexidade na dinâmica do fluxo de ar, produzindo baforadas que atingem rapidamente até 1 metro de distância. Essas baforadas podem conter partículas de ar com o vírus SARS-CoV-2.

Em experiências, a equipe liderada por Abkarian notou que os patógenos podem ser transportados por fluxo de ar cônico ao longo de 2 metros de distância durante uma conversa de 30 segundos entre duas pessoas. Além da fala e da respiração, o movimento foi observado durante exercícios vocais e até quando uma pessoa simplesmente ri.

A ideia dos pesquisadores é mitigar regras de distanciamento social que, na prática, não funcionam. Como, por exemplo, a distância mínima de 1,5 metro. “Com base na compreensão da dinâmica dos fluidos da transmissão viral e de patógenos, acreditamos que será possível projetar estratégias de mitigação potenciais, além de máscaras e regras vagas de distanciamento social”, informa o estudo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?

Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?

Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 15,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

exame digital + impressa

R$ 44,90/mês

  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa quinzenal.

  • Frete grátis

Já é assinante? Entre aqui.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.