Ciência

O que é trauma torácico? Entenda a lesão de Jeremy Renner, o ator de 'Gavião Arqueiro'

De acordo com um porta-voz do ator, ele e precisou passar por duas cirurgias

Gavião Arqueiro e o super-herói como homem comum (Divulgação/Divulgação)

Gavião Arqueiro e o super-herói como homem comum (Divulgação/Divulgação)

O ator Jeremy Renner, que interpretou Gavião Arqueiro em produção da Marvel, sofreu um acidente, no último domingo, 1, e está em "condição crítica". De acordo com um porta-voz do ator, ele sofreu um trauma torácico e precisou passar por duas cirurgias.

Renner se lesionou enquanto limpava a neve na estrada perto de sua casa. Segundo relato de pessoas próximas e vizinhos, ele tentava abrir caminho na via cheia de neve, quando a máquina, chamada de snowcat, passou por cima de uma das pernas do ator. 

O que é trauma torácico?

O trauma torácico que acometeu Renner é uma lesão física que ocorre na região tórax, incluindo costelas, coração e pulmão. Nos casos mais graves, pode ocorrer dificuldades na respiração, circulação, levando a morte.

O trauma pode gerar lesões em outras regiões, como, por exemplo, no abdômen. Por este motivo, o atendimento à vítima de trauma deve seguir regras e orientações de maneira que o diagnóstico seja rápido e ordenado.

Qual é o tratamento?

Como dito anteriormente, o trauma no tórax, dependendo da gravidade, pode levar a morte. Neste caso, em situações com sintomas de obstrução das vias respiratórias, o tratamento deve ser feito imediato e mediante a intubação. Na UTI, como é o caso do ator, o tratamento é mais intenso, porem tudo depende do grau da lesão.

Em caso de problemas respiratórios, após o atendimento imediato é necessário fazer uma drenagem torácica, além de fisioterapias respiratórias.

LEIA TAMBÉM:

 

 

 

Acompanhe tudo sobre:acidentes-de-transitoAtores e atrizesDoençasMarvel

Mais de Ciência

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora

Pepita rara foi usada como peso de porta por décadas até donos se surpreenderem com valor milionário

Astronautas da China batem recorde dos EUA em caminhada espacial