Ciência

Nasa revela a primeira imagem feita pelo telescópio espacial James Webb

Mosaico de fotos mostra a estrela HD 84406, da constelação Ursa Maior. O registro faz parte de um teste para alinhar os espelhos do telescópio que ainda não produz as imagens de alta definição para o qual foi idealizado

O telescópio James Webb foi lançado ao espaço em 25 de dezembro (Nasa/Reprodução)

O telescópio James Webb foi lançado ao espaço em 25 de dezembro (Nasa/Reprodução)

A Nasa, agência espacial americana, divulgou na sexta-feira, 11, a primeira imagem de uma estrela observada pelo telescópio espacial James Webb.

O registro foca a estrela HD 84406, da constelação Ursa Maior, e foi realizada como um teste para o alinhamento do espelho primário do equipamento, que utiliza um instrumento chamado Near Infrared Camera (NIRCam).

Ao longo de 25 horas, o Webb foi apontado para 156 posições diferentes, onde os astrônomos previam que a estrela deveria estar. Os 18 pontos brilhantes na imagem são, na verdade, a mesma estrela, refletida em 18 espelhos que formam a câmera do Webb.

Confira o resultado:

Mosaico mostra diferentes fotografias da estrela HD 84406, da constelação Ursa Maior. — Foto: NASA

Ao longo do próximo mês, a equipe ajustará gradualmente os segmentos do espelho até que as 18 imagens que formam o mosaico se tornem uma única figura.

“Toda a equipe do Webb está em êxtase com o quão bem os primeiros passos de obtenção de imagens e alinhamento do telescópio estão ocorrendo”, disse Marcia Rieke, pesquisadora principal do NIRCam e professora de astronomia da Universidade do Arizona.

Isso é possível por dois motivos: o primeiro é que o James Webb é muito grande: seu espelho primário tem 6,5m de diâmetro (quase 3 vezes maior que o do telescópio Hubble, seu antecessor).

O segundo é que ele consegue enxergar em infravermelho. O Hubble só enxergava uma faixa limitada desse comprimento de onda.

Como a luz infravermelha tem um comprimento de onda mais longo que os outros, o James Webb vai conseguir olhar mais para trás no tempo – e enxergar as primeiras galáxias que se formaram no início do Universo.

 

Acompanhe tudo sobre:EspaçoNasa

Mais de Ciência

Cientistas constatam 'tempo negativo' em experimentos quânticos

Missões para a Lua, Marte e Mercúrio: veja destaques na exploração espacial em 2024

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora