Musk planeja corrida de carros de controle remoto na Lua em 2021

A SpaceX pretende lançar os carros em outubro do ano que vem, a bordo de um foguete Falcon 9
Elon Musk: empresa do bilionário vai lançar carros de controle remoto ao espaço (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)
Elon Musk: empresa do bilionário vai lançar carros de controle remoto ao espaço (Bloomberg / Colaborador/Getty Images)
T
Tamires Vitorio

Publicado em 03/12/2020 às 12:47.

Última atualização em 03/12/2020 às 13:51.

O bilionário Elon Musk, fundador de empresas como a Tesla e a SpaceX, planeja lançar carros de controle remoto na superfície da Lua já em 2021. O plano é fazer uma corrida entre os dois veículos comandados por duas equipes de estudantes do ensino médio.

A SpaceX pretende lançar os carros em outubro do ano que vem, a bordo de um foguete Falcon 9. O designer dos carros que chegarão à Lua será Frank Stephenson, que trabalhou na BMW, Ferrari, Maserati, McLaren, entre outras gigantes do setor automotivo.

A profissão mais valorizada na pandemia? Vire um “dev” com o curso de data science e Python da EXAME

Para serem escolhidos, os estudantes tiveram de passar por um processo seletivo com várias etapas --- de corrida de veículos autonômos e drones à e-gaming. Os grupos selecionados foram os times Ilstar, de Xangai, e o Atlas, de Buenos Aires. Ao lado de Stephenson, os adolescentes criarão os carros de corrida que serão usados na Lua.

Quando os veículos chegarem ao satélite natural da Terra, será iniciada a corrida. Os dois carros terão câmeras acopladas em si mesmos para mostrar como é o terreno lunar. A corrida é patrocinada pela Moon Mark, companhia de entretenimento e educação, que será responsável pela distribuição dos vídeos gravados durante o percurso.

É estimado que o gasto total para o lançamento é de cerca de 10 milhões de dólares. Cada veículo deve pesar, em média, 2,4 quilos --- sendo transportados por um rover que pesa cerca de 3 quilos.