Ciência
Acompanhe:

Meteoro traz brilho verde ao céu dos EUA; veja o vídeo

A bola de fogo estava a uma velocidade de mais de 60 mil km/h e se desintegrou cerca de 30 quilômetros acima do Lago Michigan

M
Marina Demartini

7 de fevereiro de 2017, 16h35

São Paulo – O céu do meio oeste americano ganhou um brilho diferente nesta madrugada: uma bola de fogo esverdeada foi avistada em diversas cidades da região, por volta da 1h30 desta terça-feira, no horário local (5h30 em Brasília).

A Sociedade Americana de Meteoros afirma que recebeu mais de 350 relatórios de pessoas que viram o meteoro passar pelo céu. A maioria das testemunhas são dos estados de Wisconsin e Illinois. Porém, até alguns cidadãos do estado de Nova York reportaram o evento.

O objeto estava a uma velocidade de mais de 60 mil km/h e se desintegrou cerca de 30 quilômetros acima do Lago Michigan, disse William Cook, especialista em meteoros da Nasa, em entrevista ao jornal The New York Times.

Segundo ele, ao se despedaçar, o meteoro emitiu sons de baixa frequência que foram registrados na província de Manitoba, no Canadá – região localizada cerca de 965 quilômetros do Lago Michigan. Cook também conta que a explosão da bola de fogo liberou energia igual a pelo menos 10 toneladas de TNT.

Moradores em Wisconsin relataram ouvir um estrondo na madrugada de segunda-feira para terça-feira, de acordo com a CNN. A meteorologista do Serviço Nacional de Clima, Sarah Marquardt, disse ao site da emissora que o som pode ter sido causado pela entrada no meteoro na atmosfera da Terra.

A explicação da cor esverdeada do objeto pode estar na sua composição. Certos elementos químicos apresentam cores diferentes quando vaporizados – o magnésio, por exemplo, geralmente revela uma cor azulada-esverdeada. Porém, como os cientistas não encontraram os restos do meteoro, não é possível saber qual era a sua composição.

Michael Hankey, da Sociedade Americana de Meteoros, disse ao NYT que esse tipo de meteoro adentra a atmosfera do nosso planeta todos os dias. No entanto, eles aparecem em áreas povoadas dos Estados Unidos poucas vezes ao ano.

No vídeo abaixo é possível ver o objeto atravessando o céu. Ele foi captado por uma câmera dentro de um carro policial na cidade de Lisle, no estado de Illinois.