Ciência

Mariposa com “topete” loiro é batizada em homenagem a Trump

A genitália do animal foi descrita como comparativamente menor do que a do seu parente mais próximo, a Neopalpa neonata

Neopalpa donaldtrumpi: o animal é nativo do sul da Califórnia (Vazrick Nazari/Divulgação)

Neopalpa donaldtrumpi: o animal é nativo do sul da Califórnia (Vazrick Nazari/Divulgação)

Marina Demartini

Marina Demartini

Publicado em 19 de janeiro de 2017 às 17h53.

Última atualização em 19 de janeiro de 2017 às 17h54.

São Paulo – O presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, recebeu uma homenagem inusitada. Uma nova espécie de mariposa com um “topete” loiro ganhou o nome do empresário. Chamado de Neopalpa donaldtrumpi, o animal foi descoberto por Vazrick Narazi, um biólogo evolutivo de Ontário, no Canadá.

Nazari encontrou a nova espécie quando analisava mariposas do Museu de Etimologia Bohart, na Califórnia. O cientista examinou sete espécies de N. donaldtrumpi: seis machos e uma fêmea. Elas tinham envergaduras que iam de sete a doze milímetros. “Suas asas distintas e seu exclusivo DNA imediatamente a sinalizaram como uma espécie nova e não descrita”, disse o biólogo ao site Live Science.

Além disso, de acordo com o estudo, a Neopalpa donaldtrumpi tem uma “genitália comparativamente menor” do que a do seu parente mais próximo a Neopalpa neonata.

A nova espécie de mariposa é nativa do sul da Califórnia, mas seu habitat se estende até a Baja California, no México. Ironicamente, essa é a região em que Donald Trump afirmou que iria construir um muro para barrar a entrada de imigrantes ilegais nos EUA.

Em comunicado, Nazari disse que deu o nome do presidente eleito à mariposa para gerar interesse na espécie e promover esforços de conservação da microfauna na América do Norte. “A descoberta desta micro mariposa no densamente povoado e zoologicamente bem estudado sul da Califórnia sublinha a importância da conservação dos habitats frágeis que ainda contêm espécies não descritas e ameaçadas.”

A mariposa é o primeiro animal a receber o nome de Trump. Barack Obama tem nove espécies com o seu nome, segundo o Live Science. Recentemente, uma nova espécie de peixe foi batizada em homenagem a Obama.

Acompanhe tudo sobre:AnimaisDonald TrumpPesquisas científicas

Mais de Ciência

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora

Pepita rara foi usada como peso de porta por décadas até donos se surpreenderem com valor milionário

Astronautas da China batem recorde dos EUA em caminhada espacial