Ciência

GIF mostra como a visão dos bebês evolui no primeiro ano de vida

No útero, eles já enxergam a luz - mas só com 3 meses aparecem as cores e o rosto dos pais. Veja mês a mês como os olhos dos bebês se adaptam ao nosso mundo

Bebês: antes do parto, os pequenos humanos já sabem diferenciar luz e escuro, mas nada mais que isso (oksun70 / Thinkstock)

Bebês: antes do parto, os pequenos humanos já sabem diferenciar luz e escuro, mas nada mais que isso (oksun70 / Thinkstock)

DR

Da Redação

Publicado em 1 de fevereiro de 2017 às 10h40.

Última atualização em 1 de fevereiro de 2017 às 10h42.

Não adianta fazer careta: recém-nascidos não vão conseguir entender as caras de bobo dos adultos ao seu redor. Isso porque os olhos de um bebê começam a funcionar no útero, mas sua visão só fica completamente amadurecida por volta dos 2 anos.

Antes do parto, os pequenos humanos já sabem diferenciar luz e escuro, mas nada mais que isso. De mamãe e papai só conhecem a voz – e, aos poucos, o vulto. Para mostrar esse desenvolvimento, o centro oftalmológico britânico Clinic Compare criou um GIF que demonstra como a visão dos bebês vai se aprimorando, mês a mês, durante o primeiro ano de vida.

Visão de bebê ao longo dos primeiros meses

De acordo com o cirurgião Romesh Angunawela, parceiro da clínica no projeto, as mudanças acontecem porque o córtex visual dos bebês não aprende a processar todo tipo de informação visual de uma vez. Nos recém-nascidos, os olhos não conseguem se estabilizar ainda e sua visão não tem muito foco.

Como na evolução da televisão, as primeiras imagens exibidas no córtex visual dos nenês são em preto e branco. No segundo mês de vida, as cores começam a aparecer, e a primeira delas é o vermelho.

É por volta dos 3 meses que os vultos borrados começam a se tornar traços mais definidos. O movimento dos olhos é mais focado e já é possível discernir rostos, por exemplo – desde que eles estejam a poucos centímetros de distância, de 8 cm a 10 cm. Fato extra de fofura: é mais ou menos na mesma época que eles ganham coordenação muscular suficiente para sorrir.

Quanto mais desenvolvida a visão dos bebês, mais longe eles enxergam: a noção de profundidade aumenta quase sincronizada com a época em que eles começam a engatinhar. Entre 8 e 10 meses, eles já ganham as primeiras ferramentas para explorar o mundo ao seu redor.

O GIF termina no primeiro ano, mas até o aniversário de 2 anos os olhos infantis continuam a melhorar, se tornando capazes de enxergar mais longe e com detalhes mais ricos.

A animação que ilustra essa evolução não foi a única criada pela clínica, aliás: no ano passado, eles criaram uma série que mostra como enxergam as pessoas com diferentes problemas visuais, de catarata a glaucoma – todos os GIFs com cenários turísticos típicos de Londres.

GIF sobre visão de pessoas com Glaucoma

Este conteúdo foi originalmente publicado na Superinteressante.

Acompanhe tudo sobre:BebêsCrianças

Mais de Ciência

Medicamento usado para tratamento de esquizofrenia pode revolucionar tratamento do Alzheimer

Baleia assassina criou estratégia para caçar maior peixe do mundo, diz estudo

Super Terra? Este planeta de 3 milhões de ano pode mudar o curso da ciência

Cigarro eletrônico pode afetar saúde vascular e níveis de oxigênio — mesmo sem nicotina