Ciência

FDA aprova uso de bafômetro que detecta covid-19

Com o novo dispositivo, basta um sopro para se obter o resultado em 3 minutos

 (Foto/Reprodução)

(Foto/Reprodução)

A Agência de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA, na sigla em inglês) autorizou o uso emergencial de um dispositivo bafômetro que detecta o coronavírus no hálito de pessoas.

Batizado de InspectIR, o aparelho deve ser instalado em ambiente ambulatorial e deve ser manuseado por um profissional treinado, que consegue ter o resultado do teste em até 3 minutos.

VEJA TAMBÉM

Estudo: Mulheres olham mais para o que outras ganham que hiato de gênero

Como funciona o bafômetro de covid-19?

No teste, que funciona semelhante ao aplicado para medir o nível de álcool no sangue, a pessoa deve soprar através de um canudo por cerca de 10 segundos, para que o bafômetro receba uma quantidade de amostra viável.

Internamente, o dispositivo fará uma análise chamada de espectrometria de massa de gás de cromatografia gasosa (GC-MS), em que os gases são separados para identificar a parte orgânica ligada ao vírus da covid-19.

Quando chega ao mercado?

Segundo a FDA, a nova tecnologia pode ser utilizada em consultórios médicos, hospitais ou outros ambientes públicos, sendo facilmente transportável.

A empresa espera produzir cerca de 100 equipamentos do tipo por semana, e deve, em pouco tempo, analisar 64 mil casos por mês. Porém, ainda não há informações sobre a expansão da oferta desse sistema para outros países além dos EUA.

Acompanhe tudo sobre:CoronavírusFDA

Mais de Ciência

Cientistas constatam 'tempo negativo' em experimentos quânticos

Missões para a Lua, Marte e Mercúrio: veja destaques na exploração espacial em 2024

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora