Especialistas dos EUA recomendam vacina Novavax contra covid
Apesar de chegar tarde, a nova vacina de proteínas virais pode ser uma opção quando as de RNA mensageiro não forem recomendadas para determinado paciente
André Lopes
Publicado em 8 de junho de 2022 às 10h01.
Última atualização em 8 de junho de 2022 às 10h02.
Um painel de especialistas convocado nesta terça-feira, 8, pela agência reguladora de medicamentos dos EUA recomendou a vacina contra a covid-19 da Novavax, um composto que chegou tarde na luta contra o vírus, mas que poderia ajudar a superar os temores envolvendo outras vacinas disponíveis.
Três vacinas foram aprovadas nos Estados Unidos: Pfizer e Moderna, baseadas na tecnologia de RNA mensageiro, e a da Johnson, que recebeu recentemente uma advertência de uso generalizado por estar relacionada a casos graves de coagulação.
VEJA TAMBÉM: Xangai alerta para ressurgimento de covid com aumento de casos
A vacina Novavax recebeu 21 votos a favor, nenhum contra e uma abstenção, apesar das preocupações de que estaria relacionada a casos raros de inflamação cardíaca.
A Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA), que convocou a reunião, deve emitir uma autorização de emergência. Em seguida, o Centros para o Controle e Prevenção de Doenças (CDC) irá avaliar a forma como o medicamento será administrado.
Os Estados Unidos são um dos poucos grandes mercados onde a vacina da Novavax ainda não havia sido licenciada, enquanto União Europeia, Reino Unido, Canadá e Austrália já a aprovaram.
Autoridades esperam que o medicamento, baseado em proteínas virais cultivadas em laboratório, forneça uma alternativa para as pessoas que ainda duvidam da tecnologia de RNA mensageiro. Além disso, a Novavax não precisa do armazenamento a frio que as vacinas Pfizer e Moderna exigem.
VEJA TAMBÉM: Mais de dois terços das pessoas no mundo têm anticorpos contra covid, diz OMS