Ciência

Startup britânica traz robô cirúrgico de última geração ao Brasil

Chegada ao país vem junto de aporte de 600 milhões de dólares na CMR Surgical, fabricante britânica de tecnologia médica

Versius em teste no Reino Unido: chegada ao Brasil e Chile marca início de operações latinas da CMR (CMR/Divulgação)

Versius em teste no Reino Unido: chegada ao Brasil e Chile marca início de operações latinas da CMR (CMR/Divulgação)

TL

Thiago Lavado

Publicado em 29 de junho de 2021 às 06h00.

Última atualização em 29 de junho de 2021 às 08h59.

A empresa britânica CMR Surgical está trazendo ao Brasil uma nova tecnologia para cirurgias assistidas por robôs. Chamado de Versius, o aparelho está sendo lançado no Brasil e no Chile e marca a estreia das operações latino-americanas da empresa.

De acordo com a empresa, o Versius já foi utilizado em mais de 1.000 casos clínicos, em que atuou em cirurgias de diversas especialidades, como colorretais, gastrointestinais, ginecológicas, hérnias, urológicas, além de cirurgia geral.

O robô é atualmente utilizado no Reino Unido, França, Índia e outros hospitais estão em processo de implementação. Por aqui, a empresa está montando estrutura para treinamento de médicos cirurgiões em todo o Brasil, além de um centro junto à Rede D'or São Luiz.

A CMR anuncia a expansão após novo aporte de 600 milhões de dólares na empresa, em uma rodada de financiamento de série D, que elevou o valor da companhia para 3 bilhões de dólares. O aporte foi liderado pelo Fundo 2 do conglomerado SoftBank e é o maior para a empresa britânica até o momento.

A companhia afirma que irá utilizar o investimento para fomentar a comercialização global do Versius. Entre os benefícios associados ao uso de robôs em cirurgias estão redução do risco de infecções, melhores resultados clínicos e menor tempo de permanência hospitalar, além de menos complicações.

Assine a EXAME e fique por dentro das últimas notícias da ciência e da tecnologia.

Acompanhe tudo sobre:MedicinaRobôsSaúde

Mais de Ciência

Cientistas constatam 'tempo negativo' em experimentos quânticos

Missões para a Lua, Marte e Mercúrio: veja destaques na exploração espacial em 2024

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora