Exame logo 55 anos
Remy Sharp
Acompanhe:

Aproximação de Júpiter e Saturno acontece no mesmo dia do solstício de verão

A aproximação ocorre ao mesmo tempo que os solstícios de verão e inverno, nos hemisférios sul e norte da Terra, respectivamente

Modo escuro

Saturno: planeta ficará próximo de Júpiter nesta segunda-feira (SCIEPRO/Getty Images)

Saturno: planeta ficará próximo de Júpiter nesta segunda-feira (SCIEPRO/Getty Images)

T
Tamires Vitorio

Publicado em 21 de dezembro de 2020 às, 08h32.

Última atualização em 21 de dezembro de 2020 às, 14h03.

Nesta segunda-feira, 22, acontece um fenônemo raro para a astronomia: a proximidade entre os planetas Saturno e Júpiter, visível para todos os moradores do planeta Terra, seja a olho nu ou com o uso de binóculos ou telescópios. A menor aproximação entre ambos os planetas aconteceu  cerca de 397 anos atrás --- depois de 2020, só em 2040.

Essa aproximação ocorre ao mesmo tempo que os solstícios de verão e inverno, nos hemisférios sul e norte da Terra, respectivamente. Segundo o site Clima Tempo, a visualização do evento será possível no Rio Grande do Sul, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Piauí e Maranhão.

Quer trabalhar na área de tecnologia? Aprenda do zero a programar com nosso curso de Data Science e Python.

No Espírito Santo também será possível dar uma boa vislumbrada em Júpiter e Saturno. Para outros locais, como São Paulo e Rio de Janeiro, a tarefa não será tão simples assim --- por conta das chuvas, poderá haver muita nebulosidade no céu após o pôr do Sol.

Para quem não conseguir assistir à aproximação pessoalmente, um vídeo ao vivo foi disponibilizado.

Por que isso acontece?

A pesquisadora Josina Nascimento, da Coordenação de Astronomia e Astrofísica, do Observatório Nacional (ON), explicou à Agência Brasil que o fenômeno acontece, em média, a cada 20 anos, nem sempre com condições de visibilidade. Entretanto, o que torna o evento desse ano raro é a proximidade aparente de Júpiter e Saturno e a condição de ser observado da Terra.

“Quando acontece a conjunção desses planetas, a separação entre eles pode ser de 1 grau ou 2 graus, mas o que é raro mesmo é essa separação de seis minutos de arco. Para você ter uma ideia, o tamanho da lua, que vemos no alto do céu, é de 30 minutos de arco, então você tem que dividir aquele tamanho por cinco e vai ter ideia de como é pequenininho esses seis minutos de arco”, explicou Josina.

Além disse, segundo ela, devido à grande proximidade aparente, Júpiter e Saturno podem ser vistos, ao mesmo tempo, no campo da ocular de um telescópio (sem precisar movimentar o equipamento). Dependendo da capacidade de aumento do telescópio, entre os dias 19 e 23 poderão ser vistos também os quatro maiores satélites de Júpiter, chamados galileanos, e dois dos maiores satélites de Saturno, Titan e Jápeto.

Josina explicou que a última vez que os planetas estiveram em uma conjunção com distância angular semelhante foi em 16 de julho de 1623 e a próxima será em 14 de março de 2080. Mas em 31 de outubro de 2040 eles poderão ser vistos novamente, com a distância de 1 grau.

Desde o dia 16 de dezembro, Júpiter e Saturno já estão sendo visíveis a olho nu, logo após o pôr do Sol, e vêm se “aproximando” desde então. Na próxima segunda-feira (21), acontece o ápice da conjunção, mas o fenômeno ainda poderá ser visto até o dia 26.

Josina explicou que, para observar os planetas, a pessoa deve olhar para o horizonte a oeste, na direção onde o Sol se põe. Ao esticar o braço e abrir a mão, eles estarão na direção do dedo polegar. Para identificação, Júpiter é o ponto mais brilhante. O tempo de exposição é em torno de uma hora. “Mas tem que ter a visão do horizonte, não podem ter prédios na frente”, disse.

*Com informações de Agência Brasil

Últimas Notícias

ver mais
Nasa exibirá pouso com primeira amostra de asteroide coletada no espaço
Ciência

Nasa exibirá pouso com primeira amostra de asteroide coletada no espaço

Há um dia
Cientistas descobrem exoplaneta maior que Jupiter em sistema com apenas três estrelas
Ciência

Cientistas descobrem exoplaneta maior que Jupiter em sistema com apenas três estrelas

Há 2 dias
Meia velha, lingerie usada, roupa antiga saiba onde descartar corretamente em São Paulo
Ciência

Meia velha, lingerie usada, roupa antiga saiba onde descartar corretamente em São Paulo

Há 2 dias
Clarão misterioso é flagrado em Júpiter por astrônomo amador; veja vídeo
Ciência

Clarão misterioso é flagrado em Júpiter por astrônomo amador; veja vídeo

Há 3 dias
icon

Branded contents

ver mais

Conteúdos de marca produzidos pelo time de EXAME Solutions

Exame.com

Acompanhe as últimas notícias e atualizações, aqui na Exame.

leia mais