Ciência

Dono da Amazon lança seu próprio foguete — e quer humanos nele até 2019

Atingindo velocidade máxima de mais de 3500 km/h, o foguete foi lançado às 13h06 (horário local) e atingiu a altitude de 107 km

Lançamento do foguete New Shepard: Bezos planeja colocar humanos no foguete para testes de voo até o final do ano (Blue Origin/Divulgação)

Lançamento do foguete New Shepard: Bezos planeja colocar humanos no foguete para testes de voo até o final do ano (Blue Origin/Divulgação)

Luísa Granato

Luísa Granato

Publicado em 29 de abril de 2018 às 17h50.

São Paulo - Depois da Space X de Elon Musk, chega a vez da empresa espacial privada de Jeff Bezos, presidente da Amazon, fazer seu teste bem sucedido de um foguete reutilizável. Neste domingo (29), a espaçonave de passageiros New Shepard, da Blue Origin, fez seu oitavo teste de voo no Texas, Estados Unidos.

Atingindo velocidade máxima de mais de 3500 km/h, o foguete foi lançado às 13h06 (horário local) e atingiu a altitude de 107 km — a maior marca já alcançada por uma espaçonave da empresa.

"Apogeu de 351 pés (66 milhas, 107 quilômetros), e essa é a altitude que estávamos mirando para operações. Um passo mais perto", escreveu Jeff Bezos no seu perfil do Twitter.

É a segunda vez que o foguete e a cápsula são reutilizados. Essa medida reduz os custos das viagens espaciais.

A nave também transportou um boneco, chamado de "Manequim Skywalker", que ajuda a registrar remotamente dados para astronautas e estudos científicos.

Jeff Bezos planeja colocar humanos no foguete para testes de voo até o final do ano ou no começo de 2019, segundo afirmou ao Business Insider.

"'Manequim Skywalker' está pronto para sua segunda missão a bordo do New Shepard. Ele fica um pouco sensível de ser chamado de "boneco", já que vai conduzir telemetria para astronautas e estudos científicos - um trabalho muito importante!", escreveu o perfil da Blue Origin no Twitter.

Assista ao vídeo do lançamento:

yt thumbnail
Acompanhe tudo sobre:AmazonElon MuskEspaçoEstados Unidos (EUA)Foguetesjeff-bezosNasaSpaceX

Mais de Ciência

Cientistas constatam 'tempo negativo' em experimentos quânticos

Missões para a Lua, Marte e Mercúrio: veja destaques na exploração espacial em 2024

Cientistas revelam o mapa mais detalhado já feito do fundo do mar; veja a imagem

Superexplosões solares podem ocorrer a cada século – e a próxima pode ser devastadora