A página inicial está de cara nova Experimentar close button

Nasa quer criar campo magnético em Marte para torná-lo habitável

"Remagnetizar" Marte é fundamental para tornar nosso vizinho habitável - e consertar uma tragédia marciana que já dura 3,7 bilhões de anos

A história de Marte tem um enredo mais triste que os filmes que concorreram ao Oscar em 2017. Isso porque o Planeta Vermelho já foi parecido com o nosso: quentinho, úmido e cheio de ar. Agora, a Nasa tem um plano para estimular a natureza a “reabilitar” nosso vizinho.

A agência quer mandar um campo magnético para o espaço e instalá-lo entre Marte e o Sol.

Tudo isso para combater os vilões da tragédia marciana: os ventos solares. Poderosos e destrutivos, especialmente quando o Sol era mais jovem (ah, a puberdade…), eles transformaram Marte no deserto que é hoje.

A atmosfera marciana era densa, cheia de gás. Com isso, o efeito estufa ajudava a aquecer o planeta e a água podia existir em estado líquido.

Tudo isso era protegido da radiação e das partículas destruidoras do Sol por um campo magnético, como aquele que protege a Terra hoje.

Mas o campo magnético de Marte entrou em colapso há 4 bilhões de anos, pouco tempo depois de o planeta ter se formado. Meio bilhão de anos depois, os ventos solares já estavam fazendo estrago.

Foi como furar um pneu: o ar de Marte começou a vazar, a pressão atmosférica foi para o espaço (literalmente). Por conta dessa baixa pressão, a água evapora a 10ºC no Planeta Vermelho – o que impede a existência de água líquida estável por lá.

Mas e se desse para reverter esse problema todo? Cientistas da Nasa tentaram no ponto em que tudo começou a dar errado, a perda do campo magnético.

E começaram a criar simulações: o que aconteceria se um novo campo magnético surgisse para proteger Marte dos ventos solares que continuam agredindo a superfície?

Este conteúdo foi originalmente publicado no site da Superinteressante.