Ciência

Consumo de bebida alcoólica ativa circuitos neuronais da fome

A pesquisa, publicada nesta terça-feira pela "Nature Communications", pode ajudar a entender porque o consumo de álcool abre o nosso apetite

Fome: os cientistas deram a um grupo de ratos 180 mililitros de álcool durante três dias, o que levou a um "significativo" aumento da ingestão de comida (davidchukalexey/Thinkstock)

Fome: os cientistas deram a um grupo de ratos 180 mililitros de álcool durante três dias, o que levou a um "significativo" aumento da ingestão de comida (davidchukalexey/Thinkstock)

E

EFE

Publicado em 10 de janeiro de 2017 às 16h49.

Madri - Um grupo de cientistas descobriu, em um estudo realizado com ratos, que o álcool ativa os mesmos neurônios que normalmente estimulam a fome.

A pesquisa, publicada nesta terça-feira pela "Nature Communications", pode ajudar a entender porque o consumo de álcool abre o nosso apetite.

A bebida alcoólica está associada ao consumo excessivo de comida, mas as causas subjacentes ainda não são claras, já que o álcool é uma substância muito calórica, e a ingestão de calorias normalmente suprime os sinais de fome do cérebro, segundo um estudo do Instituto Francis Crick, da University College e do King's College, todos eles de Londres.

O grupo de especialistas, dirigido por Denis Burdakov, identificou os mecanismos neuronais que geram este comportamento em ratos e demonstrou que os componentes fundamentais dos circuitos da alimentação no cérebro, localizados no hipotálamo, também são ativados pelo álcool.

Além disso, descobriu-se que a atividade dos neurônios AGRP do hipotálamo é essencial na ingestão de alimentos induzida pelo etanol, um dos componentes do álcool, na ausência de fatores sociais que possam induzir a comer demais.

Para o estudo, os cientistas deram a um grupo de ratos 180 mililitros de álcool durante três dias, o que levou a um "significativo" aumento da ingestão de comida em comparação com os roedores que não consumiram a substância.

Os pesquisadores descobriram que os neurônios AGRP, que estimulam a fome e formam parte do circuito de alimentação no cérebro dos ratos, também eram ativados pelo álcool e que, sem a atividade desses neurônios, a ingestão em excesso de alimentos era eliminada.

Acompanhe tudo sobre:comida-e-bebidabebidas-alcoolicasFomePesquisas científicas

Mais de Ciência

Astrônomos encontram no centro da Via Láctea algo procurado há décadas

Fóssil raro encontrado na China revela nova espécie de dinossauro com quatro asas

Polvos aprendem a usar espelhos para encontrar comida, mostra pesquisa

Astronautas se abrigam em cápsula da ISS devido a vazamento de ar em módulo russo