Exame Logo

Astrônomos podem ter detectado sinal de rádio de outro planeta 

Pesquisadores localizaram o que pode ser a primeira emissão de rádio coletada de um planeta fora do nosso sistema solar

Astrônomos podem ter detectado 1º sinal de rádio de outro planeta  (Jack Madden / Universidade Cornell/Divulgação)

Isabela Rovaroto

Publicado em 18 de dezembro de 2020 às 11h28.

Última atualização em 23 de dezembro de 2020 às 15h42.

O ano de 2020 ainda não acabou. E em meio à pandemia que paralisou o mundo, a ciência segue fazendo descobertas sobre a vida extraterrestre. Desta vez, cientistas podem ter detectado emissões de rádio de um planeta orbitando uma estrela além do nosso Sol.

Quer trabalhar na área de tecnologia? Aprenda do zero a programar com nosso curso de Data Science e Python.

Veja também

Os astrônomos da Universidade Cornell usaram um radiotelescópio na Holanda para estudar três estrelas diferentes conhecidas por abrigar exoplanetase detectaramexplosões de rádio emanando da constelação deBoötes—oque pode ser a primeira emissão de rádio coletada de um planetafora de nossosistema solar.

“Apresentamos uma das primeiras dicas de detecção de um exoplaneta no domínio do rádio”, disse Jake Turner, astrônomo e principal autor da pesquisa.“Defendemos uma emissão do próprio planeta. Pela força e polarização do sinal de rádio e do campo magnético do planeta, é compatível com as previsões teóricas.”

 

 

No entanto, Turner e seus colegas ainda não têm certeza de que o sinal que detectaram realmente está vindo do planeta, apelidado de TauBoötesB,que está a cerca de 51 anos-luz de distância da Terra, na constelação deBoötes.

“Se confirmado, essa detecção de rádio abre uma nova janela para exoplanetas e nos dá uma nova maneira de examinar mundos alienígenas que estão a dezenas de anos-luz de distância”, afirmou o pesquisador.

Mas isso é apenas o começo da história, e não o fim, ele enfatizou, já que as emissões de rádio ainda podem estar vindo das estrelas ou de outra fonte em vez do planeta. "Resta alguma incerteza de que o sinal de rádio detectado seja do planeta. Há necessidade de observações e acompanhamento,"

Acompanhe tudo sobre:AstronomiaETs – ExtraterrestresExoplanetasPlanetasRádio

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame