Animação mostra que comunicação com Marte não será tão simples assim

Em seu perfil no Twitter, O'Donoghue afirmou que "a comunicação em velocidade da luz entre a Terra e a Lua não é tão ruim", mas com Marte...

Marte: comunicação com o planeta pode ser complicada (Getty/Getty Images)

Tamires Vitorio

Publicado em 10 de novembro de 2020 às 08h48.

Última atualização em 10 de novembro de 2020 às 18h57.

A comunicação com astronautas que estarão em Marte pode não ser tão simples como imaginamos. Isso porque, apesar de estar perto da Terra, a uma distância de 54,6 milhões de quilômetros, é difícil conseguir sinal de 4G em um smartphone no outro planeta. Não, na verdade não é bem isso.

Comunicar-se de forma interplanetária é mais complicado do que sinais de 4G em alguns lugares do Braisl. A velocidade da luz é a forma mais rápida de um objeto viajar pelo espaço, em um vacúo perfeitamente vazio, uma partícula de luz (fóton) pode viajar até 299,792 quilômetros por segundo. Muito rápido, certo? Errado. A velocidade da luz pode ser muito devagar durante conversas com outros planetas, não importa o quão próximos eles estão um do outro.

Quer trabalhar na área de tecnologia? Aprenda do zero a programar com nosso curso de Data Science e Python.

Um cientista planetário da Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA, na sigla em inglês), James O'Donoghue, fez uma animação para mostrar como a comunicação em Marte deve acontecer --- e ser mais complicada do que cientistas e não cientistas haviam imaginado.

yt thumbnail

Em seu perfil no Twitter, O'Donoghue afirmou que "a comunicação em velocidade da luz entre a Terra e a Lua não é tão ruim, mas usá-la para fazer vídeochamadas com astronautas marcianos será uma tarefa complicada, mesmo quando Marte está próximo da Terra".

(EXAME Academy/Exame)

Uma dificuldade que pode atrapalhar (ou não) as futuras missões ao planeta vermelho.

Acompanhe tudo sobre:EspaçoMartePesquisas científicasPlanetas