Exame Logo

Zenith fecha parceria com Land Rover e lança edição especial

A parceria não está voltada para toda a linha da montadora, mas sim para o modelo Range Rover em específico, que foi apresentado no ano de 1970

Zenith e Range Rover: parceria não está voltada para toda a linha da montadora (Divulgação)
DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2016 às 11h02.

São Paulo - Foi anunciada de maneira oficial a parceria entre a fabricante de carros Land Rover com a relojoaria suíça Zenith. Para marcar tal parceria, a coleção Zenith El Primero Range Rover Special Edition foi apresentada. Um relógio com duas opções diferentes de pulseiras está disponível e pretende misturar o mundo das duas companhias.

Como o nome da coleção sugere, inicialmente, a parceria não está voltada para toda a linha da montadora, mas sim para o modelo Range Rover em específico, que foi apresentado no ano de 1970, apenas um ano depois do lançamento do primeiro relógio Zenith El Primeiro, que se tornou um verdadeiro ícone da relojoaria.

A parceria não precisa de muitas outras explicações vindas das companhias, uma vez que, visualmente, tanto o modelo quanto o carro se encaixam super bem um com o outro.

A peça possui uma caixa de ótimos 42 mm de diâmetro em alumínio ceramizado. O uso do alumínio é uma referência ao material de elaboração da carroceria dos carros. No entanto, a fragilidade do metal é praticamente descartada pelo uso da cerâmica em sua composição.

O mostrador escuro possui uma decoração escovada e conta ainda com toques minimalistas, como tons mais escuros. As pulseiras disponíveis foram elaboradas para lembrar os assentos de couro dos carros da Land Rover. Elas são costuradas com borracha e estão disponíveis com tonalidade marfim ou azul escuro, ambas perfuradas e finalizadas com uma fivela em titânio revestido com DLC.

Claro que dentro do relógio está o calibre El Primero 400B de corda automática. Ele realiza sua operação a 36.000 vph (5 Hz), que permite a marcação de tempos com uma precisão de um décimo de segundo e fornece 50 horas de reserva de energia. É possível, ainda, observá-lo através do fundo da peça em cristal de safira. Ele está protegido a 100 metros sob a água.

O relógio é uma edição especial e não uma edição limitada. Isto significa que as peças não são numeradas, mas podem não integrar a coleção fixa da companhia. O valor estimado de comercialização do modelo é de US$ 7.700, sem adição de impostos e taxas. No Brasil, a Zenith é comercializada pelo Dufry, com venda nos embarques internacionais do aeroporto internacional de Guarulhos.

Como sabemos, as relojoarias mantêm seus números de vendas em sigilo. Mas, de certa forma, não é impossível conseguir alguns dados que apresentam a relevância de modelos de relógios no mundo. Sem informações vindas diretamente das marcas, nem mesmo baseadas em vendas anuais, mas sim baseando-se na principal ferramenta de buscas do mundo, o Google . O levantamento foi realizado pela Montredo, plataforma online de comercialização de relógioscom atuação principalmente na Europa. Veja a lista
  • 2. 21. Breitling Superocean

    2 /23(Divulgação)

  • Veja também

    O modelo breitling empata com o Tissot, abaixo, com 22.200 pesquisas por mês. O relógio esportivo possui indicação de horas, minutos e segundos centrais, além de uma janela de data na posição de 3 horas.
  • 3. 20. Tissot T-Touch

    3 /23(Divulgação)

  • Um relógio de quartzo com multifunções, este é o modelo de bateria mais procurado entre as peças do levantamento e também o relógio mais famoso da Tissot.
  • 4. 19. Tudor Pelagos

    4 /23(Divulgação)

    Recentemente equipado com um movimento de fabricação própria, a peça compete de perto com modelos voltados para o mergulho de outras marcas.
  • 5. 18. Longines HydroConquest

    5 /23(Divulgação)

    O relógio mecânico tem um preço razoavelmente atrativo (cerca de 700 Euros, sem adição de impostos e taxas), o que o faz ser uma porta de entrada para este universo.
  • 6. 17. Tudor Black Bay

    6 /23(Divulgação)

    Ou outro ícone da relojoaria Tudor também entra nesta lista. Este ano a peça ganhou versões em 42 e 36 mm, mas um dos clássicos é de 41 mm, em azul, vermelho e preto.
  • 7. 16. Omega Constellation

    7 /23(Divulgação)

    Ainda acima das 20 mil buscas por mês, este Omega é um exemplo de um clássico.
  • 8. 15. Patek Philippe Nautilus

    8 /23(Divulgação)

    Seus traços vindos da mente do designer Gérald Genta fazem um grande sucesso ao lado de Royal Oak, da Audemars Piguet, outro modelo criado pelo designer.
  • 9. 14. Rolex Cellini

    9 /23(Divulgação)

    O modelo de traços clássicos é oferecido, principalmente, com caixa de ouro e pulseiras de couro. São cerca de 27.100 pesquisas por mês.
  • 10. 13. Panerai Luminor

    10 /23(Divulgação)

    Originalmente desenvolvido para ser o relógio de mergulho da marinha italiana, o modelo é equipado, essencialmente, com o calibre P.3000, que oferece três dias de reserva de marcha.
  • 11. 12. TAG Heuer Formula 1

    11 /23(Divulgação)

    Tendo atuado como cronometrista oficial da Formula 1, a marca conquistou entusiastas, assim como pilotos – não por acaso conta com um modelo dedicado ao esporte. A linha conta com relógios de quartzo e automáticos.
  • 12. 11. TAG Heuer Monaco

    12 /23(Divulgação)

    Certamente um dos relógios mais famosos do universo relojoeiro, Monaco ficou famoso por figurar no filme As 24 Horas de Le Mans no pulso de Steve McQueen. Em 2015, a peça ganhou o calibre 11, primeiro cronógrafo automático com microrrotor.
  • 13. 10. TAG Heuer Aquaracer

    13 /23(Divulgação)

    Com uma média de 33.100 pesquisas por mês, Aquaracer conquista a 10a colocação no ranking. O relógio é voltado para esportes aquáticos e conta com modelos mecânicos e a quartzo.
  • 14. 9. Rolex Milgauss

    14 /23(Divulgação)

    O modelo antimagnético da Rolex é conhecido pelo seu ponteiro de segundos em formato de raio.
  • 15. 8. Audemars Piguet Royal Oak

    15 /23(Divulgação)

    Como o modelo Nautilus, esta peça veio da mente de Genta. Seu bisel com parafusos trouxe usabilidade estética à relojoaria.
  • 16. 7. Breitling Navitimer

    16 /23(Divulgação)

    Um dos cronógrafos para pilotos de avião mais famosos da história, a peça se tornou oficial da AOPA (Associação de donos e pilotos de aeronaves).
  • 17. 6. Hublot Big Bang

    17 /23(Divulgação)

    Apesar de ter traços bastante parecidos com o modelo Royal Oak, o carro-chefe da Hublot carrega consigo o verdadeiro DNA da companhia.
  • 18. 5. Rolex Datejust

    18 /23(Divulgação)

    O top 5 tem início com um verdadeiro e absoluto clássico: Rolex Datejust. A peça é um sucesso desde que foi apresentada, há quase 70 anos. Facilmente reconhecida por sua lupa sobre a janela de data.
  • 19. 4. Omega Speedmaster

    19 /23(Divulgação)

    Não é por acaso que este relógio está nesta posição. O primeiro relógio a ir à Lua merece o destaque que tem. Mesmo os modelos mais novos ainda são equipados com o calibre daquele tempo. São mais de 90.500 buscas por mês.
  • 20. 3. TAG Heuer Carrera

    20 /23(Divulgação)

    Da mesma forma, Carrera celebrou seus 50 anos recentemente. O relógio é uma referência a uma corrida de longa duração realizada no México.
  • 21. 2. Omega Seamaster

    21 /23(Divulgação)

    São 135 mil pesquisas realizadas todo mês a respeito deste relógio, que é usado por ninguém menos que James Bond, o agente 007.
  • 22. 1. Rolex Submariner

    22 /23(Divulgação)

    Campeão absoluto. O modelo é uma das maiores inspirações para novos relógios, assim como alvo de inúmeras falsificações. Este é, muitas vezes, a porta de entrada para os relógios Rolex. São 246.000 pesquisas por mês a respeito do relógio.
  • 23. Falando em relógios

    23 /23(Divulgação)

  • Acompanhe tudo sobre:Land RoverMontadorasRelógios

    Mais lidas

    exame no whatsapp

    Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

    Inscreva-se

    Mais de Casual

    Mais na Exame