A youtuber Claire Wineland conviveu com a doença desde o seu nascimento (Claire Wineland/ Facebook/Divulgação)
Marília Almeida
Publicado em 4 de setembro de 2018 às 16h40.
Uma youtuber americana que mostrava nas redes sociais a luta contra a fibrose cística, uma doença genética que ataca o pulmão, morreu na semana passada, aos 21 anos.
Claire Wineland teve um derrame por conta de um coágulo sanguíneo após realizar um transplante duplo do órgão. Depois de uma semana de cuidados intensivos e passar por diversos procedimentos médicos, Claire não resistiu.
A influenciadora digital foi a inspiração para a criação de uma fundação que ajuda pessoas com a doença, a Claire´s Place. Nas redes sociais, principalmente em seu canal de vídeos, Claire mostrava a sua rotina de cuidados com bom humor. Alguns dos seus vídeos mais famosos são "Como é estar em coma", que teve 4,6 milhões de visualizações; "Minha expectativa de vida" e "Morrendo 101", no qual lista dicas de como se preparar para a morte, sempre com um sorriso no rosto e fazendo piadas. Entre os seus vídeos favoritos, ela toca música com seu pai no hospital.
Sua experiência a levou a ganhar diversos prêmios e a participar de eventos. Abaixo, assista sua palestra no TEDx:
Em sua página no Facebook, a presidente da fundação Claire´s Place contou que, no momento de sua morte, Claire não sentia dores e a equipe médica disse que foi a "passagem mais pacífica que eles já testemunharam". A nota também diz que Claire encerrou sua vida na companhia dos pais, que "presenciaram o seu primeiro e também o seu último respiro".
Claire era doadora de órgãos e sua família ficou contente em proporcionar a outras famílias a esperança que sentiram por conta do novo pulmão da filha. "Nós sabemos que Claire era amada por diversas pessoas ao redor do mundo. Suas orações, suporte e palavras encorajadoras foram uma grande fonte de força para ela e para a sua família", diz a nota na página da rede social.
No lugar de flores, a família pediu doações para a fundação de Claire. A nota de pesar se encerra citando palavras da própria Claire: “A morte é inevitável. Viver uma vida da qual a gente possa se orgulhar é algo que podemos controlar.”
Veja abaixo o último vídeo de Claire, postado há três semanas e no qual agradece seus seguidores: