JLo, Claudia Leitte e Pitbull abrem festa da Copa
Música tema do Mundial da Fifa, 'We are One' foi interpretada por Jennifer López, Pitbull e Claudia Leitte na festa de abertura
Da Redação
Publicado em 12 de junho de 2014 às 17h16.
São Paulo- As cores, a dança e a natureza tipicamente brasileiras marcaram uma austera cerimônia inaugural da Copa 2014 , que contou com a apresentação da música tema do Mundial da Fifa, 'We are One', interpretada por Jennifer López, Pitbull e Claudia Leitte.
Coreografada pela belga Daphne Cornez, o campo da Arena Corinthians foi ocupado por dançarinos vestidos de flores, plantas e instrumentos de percussão de ritmos típicos, como frevo, maracatu, e coco, além de uma palhinha da exuberância de todas as regiões, desde as belezas do sul, as praias do sudeste, a floresta amazônica e o semi-árido nordestino.
Instrumentos gigantes como o afoxé, a cuíca, o berimbau e o reco reco, que marcam o ritmo de grande parte da história musical do país, mais conhecido internacionalmente pelo samba e pela bossa nova, foram os protagonistas principais da festa.
A cultura afro foi representada pela capoeira e por uma homenagem ao quilombo de Zumbi dos Palmares, o primeiro levante contra a escravidão da coroa portuguesa, no século XVII.
Dançarinos também representaram o extremo sul do país usando pilcha, a indumentária tradicional gaúcha, e o tradicional frevo de Recife.
Com a percussão do grupo Olodum uma grande bola no meio-campo se abriu como uma flor, e dela surgiram as três estrelas que cantaram o tema oficial do Mundial.
Além dos 600 dançarinos e capoeiristas, 60 ginastas participarão da apresentação com acrobacias.
Segundo os organizadores, houve 20 horas de ensaios para cada minuto do espetáculo, e foram utilizadas 15 costureiras, 120 mil metros de tecido, 50 mil metros de fios, 50 pedras e cristais e 606 adereços.
No fim da cerimônia, quando foi anunciada a abertura do Mundial nos alto-falantes, um grupo de torcedores da tribuna norte do estádio começou a cantar uma canção com insultos contra a presidente Dilma Rousseff, que não ecoou no resto da Arena. EFE