Casual

Vôlei promete muita rivalidade nas Olímpiadas

O time masculino conta com cinco campeões olímpicos de 2004: Giba, Serginho, Rodrigão, Dante e Ricardinho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de julho de 2012 às 20h34.

Londres - O vôlei, que estreia nos Jogos Olímpicos de Londres neste sábado, promete ser uma das categorias mais disputadas do evento, no feminino, com a seleção brasileira buscando o bicampeonato, e no masculino, com a equipe de Bernardinho lutando para recuperar a hegemonia mundial.

O time masculino conta com cinco campeões olímpicos de 2004, Giba, Serginho, Rodrigão, Dante e Ricardinho, além de incorporar jovens talentos da nova geração, elevando a média de altura da equipe que é vista como favorita mesmo após os recentes resultados ruins.

O técnico Bernardinho aproveitou a Liga Mundial para fazer diversos testes. No campeonato, a equipe não conseguiu se firmar e teve altos e baixos, terminando na sexta colocação.

Um dos fatores que causaram a instabilidade da equipe brasileira durante a Liga Mundial foi o retorno do levantador Ricardinho, que em 2007 foi desligado da Seleção logo após ser eleito o melhor jogador da posição no ano.

Os atuais campeões olímpicos da categoria são os Estados Unidos e Polônia, que foi campeã da Liga Mundial vencendo justamente a equipe americana.

Estados Unidos e Brasil, aliás, se enfrentarão logo na primeira fase da competição, já que ambos estão no Grupo B ao lado de Rússia, Sérvia, Alemanha e Tunísia.


Já a seleção da Polônia está no Grupo A ao lado de Itália, Bulgária, Argentina, Austrália e da anfitriã, Grã-Bretanha.

Na competição feminina, as previsões apontam para a repetição da final de 2008 quando o Brasil sagrou-se campeão ao derrotar a equipe dos Estados Unidos.

Porém, os papéis se inverteram e as brasileiras não são mais vistas como favoritas, já que a equipe americana chega muito forte à competição após vencer com folga as três últimas edições do Grand Prix.

A seleção brasileira, que está no Grupo B, medirá forças com a China, Coreia do Sul, Sérvia, Turquia e Estados Unidos.

Já o Grupo A é formado por Itália, Japão, Rússia, Argélia, Reino Unido e República Dominicana, que participa dos Jogos Olímpicos pela segunda vez na história.

A equipe da República Dominicana, aliás, foi responsável por eliminar a histórica Cuba, única seleção entre as dez melhores do mundo, tanto no masculino quanto no feminino, que não conseguiu classificação para os Jogos. Os cubanos não ficavam fora dos Jogos Olímpicos desde 1988.


Todas as partidas, tanto as masculinas como as femininas, serão realizadas na Earls Court Arena, um ginásio situado no centro de Londres e que tem capacidade para 12.500 pessoas. Este será o único recinto que também foi utilizado nos Jogos Olímpicos de 1948.

Os quatro melhores de cada grupo avançam as quartas de final, que serão disputadas em partidas únicas.

As meninas estreiam contra a seleção da Turquia, no sábado, às 18h (horário de Brasília). Os homens estrearão no domingo, no mesmo horário, encarando a seleção da Tunísia. 

Acompanhe tudo sobre:EsportesOlimpíada de Londres 2012OlimpíadasVôlei

Mais de Casual

O dia em que joguei tênis na casa do Ronaldo Fenômeno

Torra fresca: novidades para quem gosta de café

Leilão de relógios de luxo tem Rolex com lance a partir de R$ 50

O carro mais desejado do Brasil até R$ 150 mil, segundo ranking EXAME Casual