Casual

Seleção também é culpada por lesão de Neymar, diz NYT

Há um pouco de culpa dos jogadores brasileiros na lesão de Neymar, afirma jornal americano New York Times em artigo deste sábado

Marcelo chama ajuda médica após Neymar receber uma pancada nas costas, em Fortaleza (Jamie McDonald/Getty Images)

Marcelo chama ajuda médica após Neymar receber uma pancada nas costas, em Fortaleza (Jamie McDonald/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de julho de 2014 às 13h02.

São Paulo - Ainda que a saída do mais talentoso jogador da seleção tenha ares de tragédia na Copa de 2014, há um pouco de culpa dos jogadores brasileiros na lesão de Neymar. A afirmação é do jornal americano New York Times em artigo deste sábado.

No texto, o jornal concorda que o lance de Zuñiga foi violento e merecia, ao menos, um cartão amarelo. Mas a reconstrução da joelhada que culminou na má notícia remonta diretamente, afirma o texto, à atuação propositalmente violenta do time do Brasil em campo.

“Pareceu que o Brasil estava determinado a jogar o jogo cínicamente, tropeçando e empurrando e chutando jogadores da Colômbia”, diz trecho. O jornal destaca a performance de Fernandinho, apesar de ressaltar que ele não foi o único a adotar esse estilo.

"Eles não cometeram o crime, mas contribuíram para um ambiente de ilegalidade que culminou com Neymar sendo agredido", destaca trecho da matéria.

O juiz, Carlos Velasco Carballo, também merece sua fatia de responsabilidade, diz o veículo. Mas o NYT defende que a Colômbia esteve, inicialmente, menos bélica em campo. “O sentimento de violência no jogo, especialmente no início, veio quase exclusivamente do Brasil”.

Os cortes duros contra o time colombiano, prossegue o jornal, tornaram-se rapidamente um tema recorrente na partida. A falta de presença do árbitro nesse sentido foi novamente citada como uma janela que o Brasil aproveitou para fazer faltas ainda mais duras, vindas de Fernandinho e outros integrantes.

O Brasil totalizou 9 das 11 faltas do segundo tempo, destaca o artigo, que ainda rememora declaração de James Rodríguez de que o "jogo foi muito influenciado pelo juiz". Segundo o jornal, James estava sendo gentil. "O papel de Velasco Carballo não pode ser minimizado", diz o texto.

Acompanhe tudo sobre:AtletasCelebridadesCopa do MundoEmpresasEsportesFutebolJogadores de futebolJornaisNeymarSeleção Brasileira de FutebolThe New York Times

Mais de Casual

Novo bar em SP de bartender influente e chef premiada é portal para a alta coquetelaria e boa comida

Arquiteto viraliza no TikTok organizando ambientes com Feng Shui

Como esta mochila tradicional do Japão conta a história do país

A tecnologia por trás do tênis que promete mudar o mercado de corrida

Mais na Exame